Ouvindo...

Cantor Netinho anuncia remissão de doença: ‘Livre do câncer’

Netinho realiza tratamento para a doença desde março de 2025.

O cantor Netinho celebrou, na noite dessa segunda-feira (9), o resultado de um exame realizado. Pelas redes sociais, o artista relatou que está “curado” do câncer. Ele enfrenta um câncer raro no sistema linfático.

“Aleluia! No exame PET/CT que fiz nessa sexta-feira, 6 de junho de 2025, não foi encontrado qualquer sinal de câncer no meu corpo inteiro. Estou curado”, afirmou Netinho.

Leia também

“Deus orientou minha querida amiga e médica Drª Bonfim Arruda e toda a sua incrível equipe de médicos. Deus me orientou também em tudo que fiz e estou fazendo”, agradeceu.

“Apesar do resultado fantástico do meu exame, conversei hoje com a Drª Glória e ela me disse que terminarei todo o tratamento fazendo as duas últimas sessões de quimio para consolidar o resultado”, explicou o artista.

No momento, o cantor realiza o quinto ciclo de quimioterapias. Netinho também afirmou que resta apenas um ciclo para concluir o tratamento.

Já na manhã desta terça-feira (10), o cantor retornou às redes sociais com atualizações. “Livre do câncer. Hoje, começa a 5ª temporada da quimio. Farei as seis para a consolidação da eficiência do meu tratamento. Deus é maravilhoso e tudo pode”, escreveu.

  • Confira o vídeo aqui.

Tratamento de Netinho

Netinho, 58 anos, anunciou, no dia 22 de março, que estava com um linfoma, um tipo de câncer no sistema linfático. Ao divulgar o boletim médico, o cantor relatou um sintoma que antecedeu a descoberta da doença.

Segundo ele, uma dor nas costas o fez procurar atendimento. No dia 25 de fevereiro, Netinho deu entrada no Hospital Aliança Star, em Salvador, na Bahia, e após consulta médica precisou cancelar sua agenda e passar por uma bateria de exames.

Remissão e cura do câncer

A remissão de um câncer é uma fase comemorada pelos pacientes. No entanto, ela é diferente da cura da doença.

“A remissão é um estado em que médico e paciente não conseguem enxergar, do ponto de vista clínico e de exames laboratoriais, o câncer no organismo”, explica Evandro Fagundes, médico hematologista e coordenador do setor de hematologia do Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte.

“Alguns pacientes que alcançam a remissão, infelizmente, podem ter raios de volta. É o que se chama recidiva da doença”, explica o médico. Para considerar a cura definitiva da doença, o paciente deve permanecer em remissão completa por um período prolongado, geralmente cinco anos ou mais, sem sinais de retorno do câncer.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia
Leia mais