O corpo do cineasta Cacá Diegues será velado neste sábado (15), na Academia Brasileira de Letras (ABL), no centro do Rio de Janeiro.
A cerimônia será aberta ao público das 11h às 16h. À tarde, o corpo será cremado no cemitério do Caju, na Zona Portuária da cidade.
Cacá Diegues morreu nessa sexta-feira (14), aos 84 anos, após sofrer complicações de uma cirurgia.
Carlos José Fontes Diegues nasceu em Maceió no dia 19 de maio de 1940. Ele foi um dos fundadores do Cinema Novo ao lado de Glauber Rocha, Leon Hirszman, Paulo Cesar Saraceni, Joaquim Pedro de Andrade e outros cineastas.
Durante sua carreira de cineasta, Diegues fez mais de 20 filmes de longa-metragem. Entre os mais famosos estão “Xica da Silva” e “Bye Bye Brasil”.
Leia também:
Do casamento com Nara, Cacá teve os filhos Isabel e Francisco Diegues. O diretor e a cantora se separaram em 1977, 12 anos antes da morte da artista. O cineasta volta a se casar em 1981, com Renata Almeida Magalhães, produtora com quem teve mais uma filha, Flora Diegues, que morreu aos 34 anos, em 2019, vítima de um câncer. Cacá deixa três netos.
Eleito para a Academia Brasileira de Letras, em 2018, Cacá Diegues sucede o amigo e colega cineasta Nelson Pereira dos Santos na cadeira 7. Em seu discurso de posse, em abril de 2019, destacou:
“Não preciso explicar o que significa, para mim, ocupar a cadeira que foi de Nelson Pereira dos Santos, nessa Academia. Às vezes, penso até que pode ter sido uma ousadia desavergonhada de minha parte, ter-me candidatado a ela. E peço licença para acrescentar que, mexe também com meu coração e minha excitação, pensar que era esse mesmo número 7 o que víamos às costas de um dos maiores gênios barrocos de nossa história, o incomensurável Garrincha”, finalizou.