A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) leva a magia da música clássica para as crianças de Nova Lima, na Grande BH, neste domingo (15). A partir de 10h30, a orquestra se apresenta no Espaço Cultural Piero Garzon Henrique com um concerto especial, repleto de obras didáticas e uma estreia mundial.
Para aproximar o público da música erudita, o “Concerto nos Parques” chega pela primeira vez à cidade. O evento, que já é tradicional em outros locais de Belo Horizonte, promete encantar crianças e adultos com um repertório que combina a beleza da música clássica com a leveza e a diversão.
Leia mais:
- Shoppings de BH tem ofertas especiais até domingo (15) na Semana do Cliente
- ‘Divertida Mente 2' estará disponível no Disney+; veja data de lançamento
- Justiça diz que irmã de Deolane pagou manifestantes na frente do presídio: vídeo flagra pagamento
Um programa para todas as idades
O concerto terá início com a estreia mundial de “O Cerrado Mineiro”, uma composição de Alexandre Kanji, spalla da orquestra - o violinista principal. A peça celebra a rica biodiversidade do bioma. Em seguida, o público poderá apreciar obras como “O Guia da Orquestra Para Jovens”, de Benjamin Britten, que apresenta de forma lúdica os diferentes instrumentos da orquestra, e a clássica “Pedro e o Lobo”, de Serguei Prokofiev, uma fábula musical narrada pelo ator Leonardo Fernandes.
O maestro André Brant conta que, apesar de acontecer em setembro, o “Concerto nos Parques” já celebra o mês das crianças. Ele explica como se dará cada peça. “Como a Fundação encenará a ópera ‘Nabucco’ em outubro, antecipamos a comemoração, então o concerto vai ter um foco no público infantil. A primeira peça é uma estreia mundial, uma composição do nosso spalla Alexandre Kanji, e é bem brasileira, com um ritmo bem interessante. Depois, há uma peça do Britten, em que um narrador que apresenta os instrumentos para o público. Enquanto a orquestra toca, o narrador vai mostrando as diferentes famílias de instrumentos. Já a última obra é do russo Prokofiev, e é uma das peças infantis mais conhecidas do repertório sinfônico. Nela, o compositor conta a história de Pedro e o Lobo. Essa também conta com um narrador, e cada personagem é representado por um instrumento. É para o público infantil, mas todas as três são obras que os adultos vão gostar de ouvir também. Vai ser um concerto muito interessante, com esse foco no repertório didático”, adianta Brant.
Música, educação e meio ambiente
Além de proporcionar momentos de lazer e cultura, o concerto também tem um importante papel educativo. As obras escolhidas para o repertório foram pensadas para despertar o interesse das crianças pela música clássica e estimular a curiosidade sobre os instrumentos e a orquestra.
A estreia mundial de “O Cerrado Mineiro” também leva às crianças a noção de preservação do meio ambiente. A obra, inspirada na biodiversidade do Cerrado, é um convite à reflexão sobre a necessidade de cuidar da natureza. A obra tem três movimentos: “Samambaiaçu”, “Jequitibá” e “Ipê”, fazendo referência à vegetação característica do Cerrado. “A samambaiaçu é uma grande samambaia, quase uma árvore, que pode atingir vários metros de altura, muito antiga e presente perto das fontes de água. Já o jequitibá é uma das árvores mais frondosas e bonitas que tem no Cerrado, e o ipê é o símbolo do Brasil. Além disso, eu quis levar a ideia de preservação ambiental, ainda mais em uma época como a atual, de secas e queimadas. Precisamos lembrar do meio ambiente sempre, porque queremos continuar fazendo música para outras gerações, e, para isso, as outras gerações precisam poder existir nessa terra. Estou muito feliz que a Orquestra vai estrear essa minha peça”, comemora Kanji.
Concerto nos Parques:
- Data: 15 de setembro (domingo)
- Horário: 10h30
- Local: Espaço Cultural Piero Garzon Henrique (Chácara Bom Retiro, Nova Lima)
- Classificação indicativa: Livre
- Entrada gratuita