Um dos maiores ícones da música brasileira e um dos grandes exportadores da cultura do país para os Estados Unidos, o compositor Sergio Mendes morreu nesta sexta-feira (6) aos 83 anos. Com um imenso repertório musical, ele esteve por trás de grandes hits que abalaram o cenário mundial, como a parceria com o Black Eyed Peas em “Mas que nada”, de 2006.
Leia mais:
- Morte de Sérgio Mendes tem coincidência com final de Renascer; entenda
- Amigo de Sergio Mendes, Boninho presta homenagem para o músico em rede social
- Morre Sergio Mendes, pianista e vencedor do Grammy, aos 83 anos
Mas, o que muitas pessoas não lembram, é que ele também teve parceria com outros nomes de peso, entre eles, Steve Wonder, Tom Jobim, Fergie, Seu Jorge e John Legend. Essas são só algumas das grandes colaborações que Sérgio Mendes teve no currículo. O fluminense, além de grandes hits, foi o responsável por trilhas sonoras de filmes, como da animação de 2011 “Rio” e do “O Rei Pelé", de 1962. Confira abaixo as grandes colaborações entre Mendes e outros artistas:
The Fool On The Hill
A música, conhecida mundialmente nas vozes de John Lennon e Paul McCartney, foi regravada por Sérgio Mendes no álbum “Sergio Mendes & Brasil ’66". Ouça a versão abaixo:
Mas que Nada
A primeira versão de “Mas Que Nada” já havia sido um sucesso em 1962, quando foi gravada para o álbum de Mendes, “Samba Esquema Novo” - na época, a canção estourou mundialmente. Contudo, a versão de 2006 feita em parceria com a maior banda de música pop dos anos 2000 fez a música romper barreiras e chegar nas festas e baladas internacionais.
Real in Rio
Em 2011, a animação “Rio” ganhou o coração de crianças e adultos ao contar a história de ‘Blu’ uma arara-azul que mora nos Estados Unidos, mas que é levada para acasalar no Rio de Janeiro. Mais do que a história cativante, a trilha sonora do longa ganhou relevância mundial devido ao toque especial e maestria de Sérgio Mendes que produziu a música “Rio In Rio”.
Berimbau/Consolação
A junção entre as músicas “Berimbau”, composta por Vinícius de Moraes e Baden Powell, e “Consolação”, composta por Toquinho, ganhou uma versão especial produzida por Mendes. Lançada no álbum “Timeless”, a canção tem participação de Stevie Wonder e da esposa de Mendes, Gracinha Leporace.
Magalenha
Composta por Carlinhos Brown, a música “Magalenha” foi gravada por Sérgio Mendes e lançada no álbum “Brasileiro”, de 1992.