Ouvindo...

Times

‘Dois Pesos Sem Medida’ mostra a relação entre Heavy Metal e filmes de terror

No novo episódio do videocast, Renato Rios Neto e Oswaldo Diniz discutem como o gênero de filmes assustadores influenciou o nascimento do Heavy Metal; veja também lista de filmes de terror marcantes

Pode parecer um paradoxo: assistir filmes de terror pode disparar a dopamina e a endorfina, hormônios do bem-estar relacionados ao prazer e alívio do stress? Qual a relação do gênero com o nascimento do heavy metal?

No novo episódio do videocast “Dois Pesos Sem Medida, os jornalistas Oswaldo Diniz e Renato Rios Neto discutem os filmes mais marcantes da história do cinema e sua relação com o rock pesado. Na lista estão clássicos como ‘O Exorcista’ e ‘Massacre da Serra Elétrica’, assim como ‘Late Night With the Devil’ e ‘Terrifier’, mais recentes.

Leia também

“Dois pesos sem medida” resgata o universo Heavy Metal

Dois Pesos Sem Medida: fim do Sepultura e primeiro show da turnê de despedida

‘Dois Pesos Sem Medida’ escolhe os melhores discos ao vivo do rock pesado

O heavy metal ‘nasceu’ de um filme de terror: em 1963, o ator britânico Boris Karloff, conhecido por interpretar Frankenstein no cinema, lança um filme de terror italiano composto por três contos. O nome da trilogia era Black Sabbath. Alguns anos depois, na área industrial de Birmingham, na Inglaterra, o baixista Geezer Butler decide batizar sua banda de Black Sabbath. Tocando um rock mais pesado que outros grupos da mesma época, e adotando uma estética de filmes de terror, a banda deu à luz o heavy metal. A partir daí, filmes começaram a fazer referências ao estilo.

Geralmente, quem gosta de rock pesado também curte filmes assustadores. Por que isso acontece? Descubra neste episódio de “Dois pesos sem medida”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.
Jornalista formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Na Itatiaia desde 2008, é “cria” da rádio, onde começou como estagiário. É especialista na cobertura de jornalismo policial e também assuntos factuais. Também participou de coberturas especiais em BH, Minas Gerais e outros estados. Além de repórter, é também apresentador do programa Itatiaia Patrulha na ausência do titular e amigo, Renato Rios Neto.
Leia mais