Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Livro conta a história da primeira escola de dança profissional em MG

‘Studio Anna Pavlova: uma escola de dança para a vida inteira’ será lançado neste sábado (20) e vai explorar o pioneirismo da escola fundada pelas artistas bailarinas Dulce Beltrão e Sylvia Calvo

Fundado em 1967 pelas artistas bailarinas Dulce Beltrão e Sylvia Calvo, o Studio Anna Pavlova é considerado a primeira escola de dança profissional de Minas Gerais. E esta história pioneira e marcante para o estado é contada no livro ‘Studio Anna Pavlova: uma escola de dança para a vida inteira’, escrito por Tânia Mara Silva Meireles. O livro será lançado neste sábado (20), em Belo Horizonte (mais informações sobre o evento de lançamento no fim da matéria).

Fundado pelas artistas bailarinas Dulce Beltrão e Sylvia Calvo, o Studio se transformou em uma das principais escolas de dança artística profissionalizante da capital mineira, desenvolvendo sua própria metodologia de ensino e de ações formativas de maneira consciente, sensível e acolhedora.

A escola foi além do balé clássico e abriu as portas para outros estilos de dança, sendo também pioneira na oferta de cursos de afro e capoeira na cidade. O Studio também abriu uma turma só para homens e iniciou curso de baby-balé, voltado para crianças. Da escola do Studio Anna Pavlova e da Escola de Dança Moderna Marilene Martins, por volta de 1974, saíram bailarinos que formaram o Grupo Corpo, em 1975.

Leia também

O trabalho é assinado pela bailarina Tânia Mara Silva Meireles e é fruto de um projeto pessoal que tomou forma durante uma pesquisa de Pós-Doutorado, aprovada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGAC/UNIRIO).

Serviço

  • O quê? Lançamento do livro ‘Studio Anna Pavlova: uma escola de dança para a vida inteira’
  • Quando? Sábado (20), das 11h às 14h
  • Onde? Livraria da Rua (R. Antônio de Albuquerque, 913, bairro Funcionários, Belo Horizonte/MG)
  • Quanto? Valor não confirmado

Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Júlio Vieira é repórter da Itatiaia.
Leia mais