Ouvindo...

Famosa cantora fraturou crânio após ser diagnosticada com síndrome que afetou humorista do SBT

Humorista do SBT, que interpreta “Nina” e “Sangue”, foi diagnosticada com síndrome vasovagal após desmaiar duas vezes e ir para a UTI

A humorista do SBT Marlei Cevada, de 48 anos, revelou ter síndrome vasovagal nesta semana em vídeo divulgado nas redes sociais. A síndrome também já foi relatada por outros famosos, dentre eles, a cantora e atriz Giulia Be, que foi internada em 5 de novembro de 2021 após desmaiar em casa e bater a cabeça. À época, ela fraturou uma parte do crânio e precisou ser levada para o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

A protagonista de “Depois do Universo”, filme da Netflix, compartilhou a história nas redes sociais. “Foi um susto, não vou mentir. Eu estava em casa e desmaiei. Graças a Deus, minha amiga ouviu, me ajudou. Eu fraturei uma parte do meu crânio aqui atrás, está com galo. Tive que ficar internada porque houve um sangramento no cérebro e você precisa de 72 horas em observação para não correr o risco de inchar mais ou piorar”, disse à época. A cantora recebeu alta no dia 8 daquele mês.

A síndrome ganhou evidência após a intérprete de “Nina” e “Sangue” contar que foi levada para UTI de um hospital em São Paulo após desmaiar duas vezes. Na ocasião, ela explicou que tinha desmaiado no banheiro de casa e, ao chegar à unidade hospitalar, teve outro “apagão”.

Nas redes sociais, Marlei contou que passou por vários exames para identificar o que aconteceu com ela e, nessa quinta (7), a humorista contou que foi diagnosticada com “síndrome vasovagal”, mas já havia recebido alta e estava em casa.

“Todos os exames que eu fiz estão ‘belezinha’, tô ótima, acho que foi uma sucessão de coisas que gerou falta de sangue no cérebro. Eu estava sem comer, cansada, tomando remédio pra gripe, um tanto de coisa acarretou, eu tive a síndrome vasovagal, depois deem uma pesquisadinha, que é falta de sangue no cérebro”, comentou.

Na ocasião, Marlei também agradeceu o público pelas mensagens de carinho e a equipe do Hospital Villa-Lobos, em São Paulo. “Vocês foram incríveis [...] Daqui a pouco eu tô de volta trazendo alegria e causando”, prometeu.

O que é síndrome vasovagal?

Conforme o Ministério da Saúde, a síndrome vasovagal é caracterizada pela “perda transitória da consciência” e é provocada “pela diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos por ação do nervo vago, localizado na região da nuca”. A síndrome é causada “pela demora na chegada de sangue ao coração e ao cérebro”.

Dentre os sintomas, estão fraqueza, transpiração, palidez, calor, náusea, tontura, borramento visual, dor de cabeça ou palpitações. Além disso, de acordo com a pasta, “ambientes fechados ou aglomerados, ficar em jejum, horas em pé ou ansioso também são determinantes para desencadear o problema”.

Não existe um tratamento específico para a síndrome vasovagal, que é mais comum em mulheres, visto que os cuidados devem ser comportamentais. “Os portadores dessa síndrome aprendem a evitar alguns ambientes e a controlar as situações que podem desencadeá-la”.

“Outros fatores que podem levar os portadores dessa síndrome a desmaiar são: grandes emoções, sustos e ingestão de bebidas alcoólicas. Já a hidratação ajuda a controlar a pressão arterial, diminuindo as chances de desmaios [...] Em geral, as pessoas com síndrome vasovagal vivem bem. No entanto, se não forem tomados os devidos cuidados, aumentam-se os riscos de fraturas decorrentes das quedas por desmaio e a sensação de insegurança, podendo acarretar depressão e tristeza”, destaca a pasta.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.
Leia mais