O núcleo de Belo Horizonte do Observatório das Metrópoles, parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), lançou na segunda-feira (30) o caderno de propostas Um Outro Futuro é Possível.
A publicação reúne uma série de artigos produzidos por pesquisadores do instituto ao longo do primeiro semestre de 2024, abordando temas urbanos e metropolitanos com o objetivo de embasar as discussões eleitorais sobre o futuro das cidades brasileiras.
O projeto, vinculado à iniciativa “As metrópoles e o direito à cidade: plataforma de conhecimento, inovação e ação para o desenvolvimento urbano”, faz parte de uma rede que publicou cerca de 240 artigos de opinião por meio de seus 18 núcleos regionais.
A proposta é fomentar um debate de alcance nacional, adaptado às realidades locais, de acordo com as especificidades de cada região.
Principais temas do caderno
O documento, que reflete as contribuições de 28 pesquisadores da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), é dividido em eixos temáticos que tratam de questões como desigualdades e segregação urbana, governança metropolitana, participação cidadã e gestão democrática, além de temas como transição ecológica, saneamento básico e meio ambiente.
O Observatório das Metrópoles destaca, no prefácio do caderno, a preocupação com o que identifica como uma ausência de debate sobre o futuro do Brasil e suas cidades.
“Há um certo ‘silenciamento’ das discussões que deveriam orientar o debate social sobre o futuro do país”, diz o texto introdutório.
A partir dessa constatação, o documento busca oferecer uma base teórica e informativa para a formulação de políticas públicas.
“Nosso objetivo é transformar os conhecimentos gerados no programa de trabalho em subsídios que alimentem o debate sobre a construção de um novo projeto para as metrópoles brasileiras”, é mencionado no caderno.
O documento completo pode ser acessado neste link.