Pesquisa Itatiaia/Doxa divulgada nesta terça-feira (17) aponta o cenário eleitoral para a Prefeitura de Nova Lima, na Grande BH. O levantamento mostra o atual prefeito João Marcelo, do Cidadania, disparado em primeiro lugar na disputa.
- Leia também: Pesquisa Itatiaia/Doxa: Marília Campos (PT) lidera com 61% e pode vencer eleição em Contagem no 1º turno
No levantamento estimulado – quando é apresentado ao eleitor o nome dos candidatos que estão na disputa, João Marcelo aparece com 84,1% dos votos. Na sequência, outros candidatos aparecem empatados na casa de 2% (considerando a margem de erro). Gilson Amorim (Republicanos) tem 2,9%, Mauri Lopes (PT), aparece com 2,4%, Cris Nunes (Psol) soma 2,1%.
Não vota em ninguém, branco ou nulo somam 5%. Não sabem e não responderam são 3,5% dos eleitores.
Considerando apenas os votos válidos, João Marcelo aparece como 91,9%, Gilson Amorim tem 3,2%, Mauri Lopes soma 2,6% e Cris Nunes tem 2,3%.
A pesquisa Itatiaia/Doxa entrevistou 600 eleitores nos dias 14 e 15 de setembro de 2024 presencialmente. A margem de erro é de 3,97% para um intervalo de confiança de 95%.
Votação espontânea
No levantamento que apurou as intenções de voto de maneira espontânea, quando os eleitores são perguntados sobre em quem pretendem votar sem as opções de nomes, o prefeito João Marcelo aparece com 75,4% das intenções de voto. Gilson Amorim vem na segunda colocação, com 1,7%; Cris Nunes foi citado por 1% e Mauri Lopes também foi citado por 1% dos entrevistados.
Outros nomes foram citados na pesquisa espontânea por 1,5% dos entrevistados; 6,8% não citaram nenhum candidato e 12,6% não souberam responder.