Ouvindo...

Debate em Uberlândia: candidatos apontam problemas de gestões passadas para atacar adversários

Dentre um dos mais citados, o ex-prefeito Gilmar Machado, do Partido dos Trabalhadores

Os candidatos à prefeitura de Uberlândia, região do Triângulo Mineiro, Dandara (PT), Leonídio Bouças (PSDB) e Paulo Sérgio (PP) trocaram farpas entre si e focaram em críticas de gestões passadas durante o debate promovido pela Itatiaia nesta terça-feira (17).

No segundo bloco, respondendo perguntas de eleitores da cidade, os candidatos se alfinetaram, mas também fizeram críticas a atual gestão do município, sob comando de Odelmo Leão (PP), que apoia o candidato Paulo Sérgio.

Leonídio Bouças afirmou que chega a ter “dó" do candidato do PP e disse que, apenas em época de eleição, promessas de melhorias na educação municipal são feitas.

Paulo Sérgio, se defendeu, e acusou Bouças de “distribuir” cargos para familiares. “Deputado, o caos nós vivemos no seu governo. No seu e no do PT. Você tinha duas secretarias, ou três, indicando, inclusive, seus cunhados”, exclamou.

Leia também

Bouças, quando questionado sobre a criação de novas creches, rebateu os comentários de Paulo Sérgio dizendo que o adversário “não merece ser prefeito” e afirmou que ele seria “mal agradecido”. “Ele disse que eu participei do governo de Gilmar [Machado] em duas, três secretarias. Eu fui secretário do Odelmo, do Ferola. O senhor está querendo me empurrar para a esquerda”, disse.

Ele chega a perguntar se o adversário daria uma “cadeirada” nele, se referindo ao episódio entre José Luiz Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PSTB) no debate da TV Cultura em São Paulo. “O senhor estava no governo do PT atrás do ministério para construir casas, casas mal entregues, faltando coisas. Lá em Uberaba estão intimando o senhor para perguntar quando você irá entregar as casas que prometeu”, acusou.

Sobre a candidata Dandara, Bouças afirmou que a deputada “se vitimiza” dizendo que anda de ônibus e disse que ele não “vive de palavras bonitas”.

A petista usou uma pergunta feita sobre educação para criticar a atual gestão de Uberlândia. A candidata disse que em oito anos de governo, a prefeitura teve oportunidade de fazer melhorias, o que, segundo ela, não foi feito. “Entra eleição, sai eleição, são as mesmas propostas de sempre, tentando ludibriar o povo. Tentando vender uma Uberlândia que só existe na propaganda de televisão”, respondeu.

Retorno do PT

Na abertura do terceiro bloco, com confrontos diretos entre os candidatos, Paulo Sérgio questionou a deputada Dandara sobre o Partido dos Trabalhadores usar a candidatura dela para retornar ao poder em Uberlândia. A petista rebateu dizendo que não é representante do ex-prefeita. “Quero ser julgada pelos meus erros e não pelos erros dos outros”, afirmou.

“Essa eleição é sobre a gestão de vocês. Se quiser pegar uma máquina do tempo e voltar em dez anos atrás, faça isso. Eu não vou fazer. Quero debater a Uberlândia do presente e do futuro. Essa eleição não é sobre Gilmar Machado, é sobre vocês”, disse.

Leonídio Bouças também voltou a falar da influência do partido do presidente Lula (PT) e acusou Paulo Sérgio de se autobeneficiar em governos petistas. “O senhor nessa eleição não para de me colocar do lado do PT, mas o senhor faz casas populares no governo do PT, tem o senhor no ministério, no governo Dilma, tudo isso para beneficiar a sua empresa. Pois o senhor é dono de uma empreiteira [...] A dor de cotovelo é saber que o Leonídio participa ativamente de todos os governos e não em benefício próprio”, acusou.

Em resposta, Paulo Sérgio disse que não tem nenhuma ação por improbidade administrativa e acusou Bouças de responder a um processo por utilizar um funcionário da prefeitura para fazer campanha durante o governo do ex-prefeito Zaure Resende.

Assista o debate na íntegra:


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Jornalista pela UFMG, já passou pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, participou da produção de programas para a rádio e cobrindo a editoria de cidades. Atualmente faz parte da editoria de Política, na cobertura das Eleições 2024.
Leia mais