Ouvindo...

Candidato a vereador do Novo é preso por envolvimento com atos golpistas no 8 de janeiro

Marcos Geleia Patriota (Novo) era candidato da cidade de Céu Azul, no Paraná

Marcos Geleia Patriota (Novo), candidato a vereador na cidade de Céu Azul, Paraná, foi preso Polícia Federal neste sábado (14), por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

A PF cumpriu mandado de prisão preventiva, que foi expedido há dez meses, após encontrar o candidato em Cascavel (PR), procurado desde novembro do ano passado. A ordem de prisão preventiva, quando a prisão é determinada antes de a pessoa ser julgada e condenada, foi emitida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Segundo o UOL, além de Marcos, outros dois candidatos a vereador, Locutor Henrique Pimenta (PRTB), de Olímpia (SP), e o pastor Dirlei Paiz (PL), em Blumenau (SC), disputam as Eleições 2024, mesmo com ordem de prisão contra eles emitida por suporto envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro.

O presidente do partido Novo, Eduardo Ribeiro, disse que “não vai comentar prisões sobre inquéritos inconstitucionais, ilegais e sigilosos enquanto não tiver acesso aos autos”.

Leia também

8 de janeiro de 2023

No dia 8 de janeiro de 2023, a sede dos Três Poderes, em Brasília, foi atacada em uma tentativa de golpe de Estado. Foram presas 243 pessoas em flagrante dentro dos prédios públicos (161 homens e 82 mulheres), após uma ação da polícia para retomar o comando das instalações públicas.

Após os ataques, cerca de 2.170 pessoas foram presas por autoridades policiais, suspeitas de algum tipo de envolvimento nos atos antidemocráticos.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi estagiário, repórter e colunista por dois anos na Rede Minas. Atualmente faz parte da editoria de Política da Itatiaia na cobertura das Eleições 2024.
Leia mais