Ouvindo...

Em agenda, Duda Salabert defende descentralização e inclusão das periferias nos eventos culturais

Candidata participou do evento cultural Festejo do Tambor Mineiro 2024, na Funarte, região Central de BH

Duda Salabert (PDT), candidata à prefeitura de Belo Horizonte, participou do evento cultural Festejo do Tambor Mineiro 2024, na Funarte, região Central. Durante a agenda, Duda falou em investimentos nos movimentos culturais da periferia da capital.

Durante o evento, a candidata falou da criação de uma pasta de cultura para poder ter uma Belo Horizonte “mais festiva, com um cenário cultural mais rico e descentralizado”.

“Por exemplo, nós tivemos aqui a virada cultural e vários grupos culturais, agitadores culturais da cidade, não foram convidados para construir a virada cultural. Uma virada cultural ainda centrada na região central de BH. A gente quer na verdade fazer eventos culturais que contemplem o Barreiro, o Padre Eustáquio, Venda Nova e todas as regionais de Belo Horizonte”, explicou Duda.

Leia também

Segundo a candidata, é necessário descentralizar a cultura e potencializar os movimentos culturais que já estão nesses locais. “A atual gestão busca fazer eventos culturais que são importantes, mas com foco somente nas elites da capital. Isso é muito ruim”, disse Duda ao ‘cutucar’ o atual prefeito Fuad Noman (PSD) e também candidato à PBH.

“Nós vamos fazer uma política cultural que contemple quem tem dinheiro e quem não tem dinheiro; para as elites, mas também os grupos mais excluídos. Por que o que a gente tem visto nos últimos anos é que a prefeitura persegue a política a cultura das periferias e ele elitiza o acesso à cultura”, afirmou.

“A culinária é um aspecto fundamental na cultura de Belo Horizonte que é também deixada de lado pela atual gestão”, concluiu Duda ao afirmar que, caso eleita, vai fomentar o turismo gastronômico.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi estagiário, repórter e colunista por dois anos na Rede Minas. Atualmente faz parte da editoria de Política da Itatiaia na cobertura das Eleições 2024.
Leia mais