No terceiro bloco, os candidatos responderam e perguntaram entre si. Nesta quarta-feira (4) a Itatiaia recebeu Diego Fernandes (Novo) e Vicente Mendonça (PT), candidatos à prefeitura de Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte.
A cidade tem três candidatos ao executivo municipal e pode ter segundo turno. Túlio Raposo (PP) foi convidado pela Itatiaia, mas não aceitou participar do debate.
Acuso de uso de dinheiro público
Diogo Fernandes (Novo) aproveitou a primeira pergunta para alfinetar o atual prefeito, Junynho Martins (União) e também criticar o adversário, Vicente Mendonça (PP) sobre alguns processos. “Se eleito prefeito, quem será o Vicente? O gestor preparado para representar Ribeirão das Neves ou a continuidade dessa gestão que tá ai?”, questionou o candidato do Novo.
Mendonça argumentou dizendo que não fez uso de dinheiro público durante o mandato como vereador na cidade. Sobre a acusação de usar documentos falsos com fins eleitorais, o candidato também negou. "É uma assinatura que eu fiz no meu próprio partido. Eles estão entendendo que eu falsifiquei a assinatura de um recurso que meu próprio partido não prestou conta em 2017, eu não sabia prestar conta desse dinheiro, e assinei um documento dizendo que não tinha fundos. Como é o único partido que tem diretório na cidade, estou precisando explicar porque eu disse que não tem dinheiro”, explicou.
Saúde
O atual prefeito de Ribeirão das Neves voltou a ser alvo de críticas dos candidatos. O candidato do Partido dos Trabalhadores perguntou ao adversário, Diego Fernandes, o que ele faria, se eleito, para resolver a construção de algumas unidades de saúde que não estão 100% concluídas e também diminuir a fila de cirurgias eletivas na cidade.
O candidato do Novo respondeu que é preciso respeitar o dinheiro público. “Todo mundo está pagando essa má gestão e esse indício de corrupção que imperam em nossa cidade. Sobre a saúde, é preciso que a gente revise os contratos que estão sendo questionados pela Controladoria Geral da União, pelo Tribunal de Contas de Minas e dessa forma, a gente consegue entender quem presta o serviço e de que forma isso chega para o cidadão”, explicou.
Diego Fernandes completou dizendo que pretende reestruturar a saúde no município e voltou a alfinetar Junynho Martins. “Essa história de que vai ser construído um novo hospital municipal é conversa para boi dormir. Nós temos a UPA do Veneza que virou lenda e só é contada em época eleitoral”, concluiu.
Relação com o governo federal
O candidato do partido Novo questionou o adversário, do Partido dos Trabalhadores, sobre quem governaria a cidade, Mendonça ou o presidente Lula, também do PT.
Em resposta, Mendonça disse que irá dialogar com o governo federal em busca de recursos para o município. “Quero buscar, sim, com o governo federal projetos que possam ajudar a nossa cidade, não é que ele vá governar”, replicou.
Educação
Quando questionado por Mendonça sobre os projetos para trazer mais escolas e creches de qualidade para crianças e pais de Ribeirão das Neves, Fernandes respondeu que, se eleito, quer trazer mais transparência para os sorteios de vagas para as instituições de educação. “Hoje, quem tem acesso às poucas vagas nas creches na nossa cidade são pessoas ligadas à Câmara Municipal e a prefeitura. Tirando de você, mãe que precisa sair do município, a oportunidade de trabalhar”, afirmou.
Ele completou dizendo que Ribeirão das Neves não tem estrutura para receber crianças com deficiência, especialmente, do espectro autista. “Precisamos capacitar melhor nossos docentes, profissionais da educação, precisamos valoriza-los, respeita-los e, dessa forma, garantir que os alunos consigam absorver mais conhecimento”, concluiu.