Ouvindo...

Carlos Viana denuncia ataques racistas contra sua vice, Kika da Serra

Senador foi confirmado pelo Podemos como candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, mas chapa ainda não foi registrada junto à Justiça Eleitoral

O senador Carlos Viana (Podemos) denunciou que sua candidata a vice, Kika da Serra, tem sofrido ataques racistas nas redes sociais. Em uma publicação feita em seu perfil oficial no Instagram, Viana garante que vai enviar às autoridades “todos os ataques racistas e de ódio” que a líder comunitária do Aglomerado da Serra vem sofrendo.

“Estou enviando às autoridades todos os ataques racistas e de ódio que minha vice, @kikadaserra e eu estamos recebendo agora! Não se trata de política; trata-se de fazer as pessoas enxergarem que a cidade é repleta de pessoas trabalhadoras, honestas e que querem nada mais do que o direito à oportunidade e ao bem de suas famílias!”, afirmou.

Em um vídeo publicado na rede social, Viana disse que alertou Kika que os ataques aconteceriam nas redes sociais.

“Discurso racista, preconceituoso e contra as comunidades. Uma vergonha. Extremistas da esquerda e da direita e a imprensa não fala nada. Quem me conhece sabe das minhas posições e como jornalista sempre defendi todas as classes sociais. Eu não faço diferença entre as pessoas”, afirmou.

O jornalista, que ainda não teve a candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte registrada na Justiça Eleitoral, culpou a “polarização” pelos ataques sofridos por sua candidata a vice.

“Estamos cansados dessa polarização no Brasil, gente. Filho brigando com a mãe por conta de política. Porque, maior, foram as quase 9 mil pessoas que começaram a me seguir assim que eu anunciei a aliança com a Kika da Serra. Juntos, vamos trabalhar para trabalharpara trazer mais oportunidades para as pessoas, tratando a todos com respeito e diálogo: o rico e o pobre. Sabendo que o ônibus do pobre tem que ser igual a do rico, a UPA do pobre tem que ser igual à UPA do rico”, afirmou.

Leia também

Nas redes sociais, apoiadores de Viana criticaram a escolha de Kika da Serra, uma mulher preta e ativista pelos direitos humanos, como sua vice na chapa.

“Se você não fala que ela é preta, ninguém tinha reparado”, disse um seguidor.

“Boa sorte para ela. Mas não existe cristão de esquerda”, disse outro. “Ridículos! Sem mais”, completou um outro seguidor.

“Vice prefeita antifascista? Mariele presente? Se o senhor acha que vai conseguir apoio da esquerda e da direita, penso que está errando grosseiramente. Vai perder o voto que tem”, afirmou outro seguidor.

Definição de vice é entrave com partido

Kika da Serra, filiada ao Podemos, já integrou as fileiras do PDT e apoiou a deputada federal Duda Salabert, que também disputará a Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições deste ano. Antes da líder comunitária, Viana já havia anunciado o empresário Fred Aisc como companheiro de chapa, nome que foi vetado pela direção do partido, que quer emplacar Renata Rosa como candidata a vice. A formação da chapa completa segue indefinida.


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.
Leia mais