Após o ex-prefeito e ex-deputado federal, Vitor Penido desistir da candidatura, o Republicanos deixou o posto de vice na chapa da direita e lançou o engenheiro Gilson Amorim para disputar a prefeitura de Nova Lima. Além de desistir da candidatura, Penido, que foi prefeito da cidade por seis vezes, também disse que iria se desfiliar do PL.
Segundo Penido, o estopim para a sua desistência foi o fato do vice-presidente do Partido Liberal em Minas Gerais, deputado estadual, Gustavo Santana, ter declarado publicamente durante um evento em Nova Lima que apoiaria o atual prefeito, João Marcelo (Cidadania), que tenta a reeleição. A situação foi tornada pública pelo próprio Penido, que afirmou que não ficaria em um partido onde há “desencontros com o diretório estadual”.
Após Penido desistir da candidatura, o Republicanos decidiu ‘promover’ Gilson Amorim. O político era vice na chapa de Penido e agora será o nome do Republicanos para disputar a prefeitura de Nova Lima. A candidatura foi confirmada em convenção realizada no final de semana.
O que diz o PL de Minas Gerais
Em entrevista à Itatiaia, o presidente do PL em Minas Gerais, Domingos Sávio, afirmou que a manifestação do vice-presidente estadual não reflete o pensamento institucional do partido.
“A manifestação do Gustavo de apoio ao Prefeito foi de forma pessoal. Este apoio nunca foi objeto de decisão na executiva municipal e nem estadual. Individualmente está vedado apoio a candidatos da federação do PT e também da REDE/ PSOL ou que estejam coligados com estes partidos”, destacou Domingos Sávio.
O PL conversou com Penido e pediu que ele permaneça nos quadros do partido.
“Em Nova Lima, o Partido Liberal vai focar na nossa chapa de vereadores, que é muito boa. Não teremos candidatura e nem coligaremos para prefeito. Solicitei ao deputado Vitor Penido que continue no partido, Temos muito respeito por ele. Penido, em um gesto de grandeza e por se identificar com nossos princípios, concordou em continuar filiado ao PL. Solicitei que ele nos ajude coordenando a nossa chapa de vereadores, pois sua experiência e seu compromisso com Nova Lima é uma referência para todos nós do PL”, finalizou o presidente do PL mineiro.
Procurados pela Itatiaia para comentar as declarações de Penido, o deputado Gustavo Santana e o prefeito João Marcelo ainda não responderam aos nossos contatos.
Quatro nomes disputam a prefeitura de Nova Lima. Além de João Marcelo (Cidadania) e Gilson Amorim (PL), Mauri Lopes (PT) e Cristiane Nunes (PSOL) também disputam a cadeira do executivo municipal.