Após desistir da candidatura à prefeitura e se tornar vice de Mauro Tramonte, Luísa Barreto afirmou neste sábado (3) que não vê “incoerência” ao se juntar ao adversário político da eleição de 2020, Alexandre Kalil (Republicanos).
Barreto é do partido Novo, legenda do governador Romeu Zema. Em 2022, o grupo político de Barreto e Zema era adversário político de Alexandre Kalil na disputa pelo Governo de Minas. O grupo de Zema apoiou a candidatura à reeleição do então presidente Jair Bolsonaro (PL). Do lado oposto, Kalil subiu no palanque para pedir votos para o então candidato Lula (PT).
Após trocarem ofensas, Kalil e Zema estão no mesmo palanque. Barreto também se juntou a Kalil para tentar eleger o apresentador Mauro Tramonte.
“Não vejo incoerência política. O que vejo é um grupo de pessoas apaixonadas por Belo Horizonte, que querem transformar a cidade e estão vendo que a cidade precisa de um rumo melhor. A aliança em torno do nome do Mauro é por BH e faz todo sentido. Kalil é apaixonado por BH e vai contribuir nesta campanha”, afirmou Luísa Barreto.
‘Direita ou esquerda?’
O senador Cleitinho Azevedo questionou o seu partido, o Republicanos. Cleitinho afirmou que é preciso saber quem mudou de posição política, a legenda ou Kalil.
“O Partido Republicanos é de que? É conservador e de direita. O Kalil, nas últimas eleições em 2022, deu apoio ao maior líder de esquerda que é o presidente Lula. Agora você pergunta ao Kalil se virou de direita, ou ao Republicanos, se virou um partido de esquerda”, questionou Cleitinho.
A Itatiaia questionou o candidato Mauro Tramonte sobre as críticas feitas pelo colega de partido Cleitinho Azevedo, que decidiu não o apoiar.
“Estamos em uma democracia, cada um faz o que quiser. Cleitinho é meu amigo, gente boa, se quiser escolher um lado ou outro, não tem problema nenhum. O que eu quero e me preocupo é em melhorar Belo Horizonte. O único intuito é colocar BH no caminho certo”, afirmou Tramonte.
Apontado como um dos articulares responsáveis por trazer Kalil para apoiar Tramonte, o presidente municipal do Republicanos, deputado Gilberto Abramo, também respondeu o senador Cleitinho.
"É difícil responder pelo senador, o direito de fala lhe é permitido. Agora, por outro lado, a pessoa que não consegue ter um pouco de fidelidade partidária, eu acho que não será capaz de ter fidelidade com o município ou com o estado. O Republicanos nunca perdeu sua origem, de centro-direita”, afirmou o deputado.