Ouvindo...

Times

Partidos de esquerda discutem chapa única para eleição em BH; confira nomes ventilados

Partidos têm seus próprios pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte, mas, discutem possibilidade de chapa única contra nomes da direita no pleito

A menos de cinco meses para eleição municipal Belo Horizonte, os partidos intensificam as discussões por alianças para o pleito, e uma chapa única com candidatos ligados à esquerda é tratada entre quatro legendas que têm seus próprios pré-candidatos: PDT, PT, Psol e Rede. A proposta de unificação das candidaturas esteve sobre a mesa em uma reunião nessa quinta-feira (23).

A proposta do PDT, da deputada federal Duda Salabert, é que os partidos definam os cabeças de chapa — candidatos a prefeito e a vice-prefeito — com os que pontuarem melhor nas pesquisas eleitorais, conforme noticiou a Itatiaia no mês passado. O tema é tratado com o também deputado federal Rogério Correia, pré-candidato à prefeitura pelo PT, e com as deputadas estaduais Bella Gonçalves e Ana Paula Siqueira, pré-candidatas pelo Psol e pela Rede Sustentabilidade.

Leia também

Os partidos têm até 5 de agosto para definir oficialmente se terão candidatos à disputa ou se unirão em uma chapa única. Essa é a data-limite estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a escolha de quem disputará a eleição. Depois, até 15 de agosto, as siglas deverão registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

O Psol e a Rede Sustentabilidade, vale lembrar, formam uma federação partidária. Por isso, terão de caminhar juntos formalmente na eleição deste ano independentemente do desfecho das conversas sobre uma eventual união à esquerda.

A chapa única das quatro legendas de esquerda enfrentaria as candidaturas ainda pulverizadas da direita, encabeçada pelos pré-candidatos Bruno Engler (PL), Carlos Viana (Podemos), Luísa Barreto (Novo) e Mauro Tramonte (Republicanos).


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.
Leia mais