Ouvindo...

Times

Federação Psol-Rede define Bella como pré-candidata em BH, mas Ana Paula mantém ideia de disputar eleição

Deputada pessolista foi apontada como nome da coalizão na disputa pelo poder Executivo; outra parlamentar do grupo segue com pré-campanha

A direção da federação partidária formada por Psol e Rede Sustentabilidade definiu a deputada estadual Bella Gonçalves (Psol) como pré-candidata da coalizão à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A decisão foi tomada na noite dessa quarta-feira (22). Apesar disso, a também deputada estadual Ana Paula Siqueira (Rede), que já lançou sua pré-candidatura, garante que continuará fazendo eventos de pré-campanha. Ela mantém a intenção de participar do pleito.

Em BH, a federação Psol-Rede é presidida por Bella Gonçalves. A cúpula da coalizão é formada por sete pessoas. Quatro assentos são ocupados por pessolistas; os outros três, por filiados à Rede

“A nossa Federação reforça a importância de debater um projeto de cidade nessas eleições. Acreditamos que é uma oportunidade para BH sair da situação de abandono e voltar a ser protagonista em políticas públicas que dialoguem com as necessidades reais do povo. É esse o caminho que estamos construindo para BH, buscando a unidade do campo progressista e reafirmando a oportunidade de elegermos a primeira prefeita mulher da nossa capital”, disse Bella.

Leia também

A indefinição a respeito da pré-candidatura da federação Psol-Rede vem se arrastando desde o início do ano. No mês passado, a direção da Rede chegou a emitir resolução abrindo mão da hipótese de disputar a Prefeitura de BH. Ainda assim, Ana Paula manteve a intenção de participar da eleição. Em que pese o impasse, as duas deputadas nutrem boa relação.

“A deputada estadual Ana Paula Siqueira segue estritamente a legislação eleitoral, que determina as convenções partidárias como instância para que os filiados reúnam-se junto aos diretórios partidários e definam quem serão os candidatos na disputa eleitoral. Elas serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto e os partidos e federações têm até o dia 15 de agosto para oficializar as candidaturas das eleições de 2024 na Justiça Eleitoral. Até lá, o movimento BH tem Jeito continua, legitimamente, ouvindo a população e circulando por todas as regiões de Belo Horizonte”, lê-se em comunicado divulgado pela equipe da parlamentar.

Paralelamente aos debates internos na união Psol-Rede, partidos da centro-esquerda à esquerda discutem uma possível aliança em BH. Há, inclusive, a ideia de incluir as legendas de Bella e Ana Paula na construção.

Os deputados federais Rogério Correia e Duda Salabert, pré-candidatos de PT e PDT, inclusive, se reuniram em Brasília (DF) para conversar sobre uma eventual composição.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.
Leia mais