Ouvindo...

Times

Com excesso de demanda, Câmara de BH suspende senhas para atendimento em posto do TRE

Centenas de pessoas procuraram posto de atendimento para regularizar situação eleitoral; prazo termina nesta quarta (8)

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) suspendeu a distribuição de senhas na tarde desta quarta-feira (8) para atendimento eleitoral em um posto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) montado na sede do Legislativo municipal. Em nota, a Casa afirmou que somente no dia de hoje foram feitos 120 atendimentos e havia mais 150 pessoas na fila.

“A título de comparação, ontem foram realizados 182 atendimentos; na primeira semana, a média era de 50 atendimentos por dia”, diz trecho do comunicado. O prazo para que eleitores possam regularizar sua situação eleitoral para estarem aptos a votar no pleito deste ano termina nesta quarta (8) em todo o país.

Para consultar a situação eleitoral, clique aqui. Neste link, o eleitor fica sabendo se está quite com a Justiça Eleitoral e se possui identificação biométrica.

De acordo com o TSE, há duas formas de regularizar a situação ou realizar algum serviço eleitoral. A primeira é pela internet, mas só está disponível para os eleitores que já possuem o cadastro biométrico.

A segunda é presencial, para quem ainda não tem a biometria cadastrada. Nesse caso, o eleitor deve levar documento de identificação com foto (exceto a Carteira Nacional de Habilitação, se for tirar o título) e comprovante de residência. Pessoas do gênero masculino que completam 19 anos em 2024 devem apresentar comprovante de quitação do serviço militar.

Confira os locais e horários de funcionamento em Belo Horizonte:

Centrais de Atendimento:

  • Avenida do Contorno, 7038, Lourdes
  • Rua Padre Pedro Pinto, 5020, Mantiqueira/Venda Nova
  • Rua Alcindo Vieira, 69, Barreiro

Postos temporários:

  • Assembleia Legislativa de Minas Gerais (entrada pela escadaria em frente à Praça da Assembleia)
  • Câmara Municipal de Belo Horizonte: Av. Churchill, 505, Santa Efigênia
  • BH Resolve: Rua Caetés 342 - Centro
  • Estacionamento do Mercado Central: Avenida Augusto de Lima, 744 - Centro.
  • Minas Shopping: Av. Cristiano Machado, 4.000 - União (os dois ônibus TRE Aqui estão no estacionamento G2, e tiveram o horário de funcionamento ampliado, passando a atender de 8h às 18h30).

Todos os demais pontos de atendimento funcionam entre 8h e 17h e os eleitores serão atendidos por ordem de chegada e mediante a distribuição de senhas.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.
Leia mais