Viana defende ‘orçamento secreto’ e diz que antes só ‘amigos do Planalto’ recebiam recursos

Candidato ao governo de Minas afirmou que detalhes de repasses podem ser conferidos em suas redes sociais

Candidato do PL ao governo de Minas, senador Carlos Viana, foi entrevistado nesta terça-feira

O senador Carlos Viana, candidato do PL ao governo de Minas, defendeu a distribuição de recursos do orçamento feita pelos deputados e senadores, que ficou conhecido como ‘orçamento secreto’ por não apontar detalhes sobre onde as verbas são destinadas.

O caso foi levado ao Supremo Tribunal Federal no final de 2021 e o Judiciário cobrou dos parlamentares os detalhes sobre para onde foram destinadas as emendas do ‘orçamento secreto’. Viana apresentou o número de emendas que ele liberou, mas não detalhou os municípios e os valores de tais emendas.

Viana ataca Zema e diz que governador ‘traiu’ Bolsonaro ao negar apoio na eleição

Viana: ‘Se Lula for eleito, perseguição a Minas pode voltar, como aconteceu no passado’

Tempo real: confira como foi a entrevista com Carlos Viana, candidato do PL ao governo de Minas

“Problema é narrativa”

“O problema é a narrativa como isso foi construído. No passado, na época em que o PT governava, esse dinheiro ia para os ministérios, e os ministérios faziam essa distribuição para quem fosse amigo do poder. Hoje, temos a base do governo em que nós no parlamento é quem fazemos essa distribuição para a base. É da política isso, acontece no mundo todo”, disse o candidato.

Segundo ele, as informações estão todas disponíveis em suas redes sociais e os recursos beneficiaram dezenas de cidades em várias regiões do estado.

Redes sociais

“Não há nenhum real liberado do dinheiro público que não seja publicado. O problema é que as pessoas querem que você vá lá e diga assim, ‘cidade tal recebeu tanto’. Olha no meu site, na minha rede social. Todo dinheiro que eu entreguei, em 38 cidades do Jequitinhonha, tenho projetos de renda e de maquinário. Que na virada do ano quando choveu muito, foram as únicas máquinas que os prefeitos tiveram para salvar a produção de leite na região”, afirmou Viana.

A principal crítica de especialistas ao chamado ‘orçamento secreto’ é que a destinação de recursos, sem um acompanhamento por parte dos órgãos oficiais de controle, dificulta a fiscalização sobre como os recursos são aplicados.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...