A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (9) apurou a intenção de voto para presidente da República entre os eleitores mineiros. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida, com 43% das intenções de voto. Ele oscilou um ponto positivamente em relação à última pesquisa, em 22 de agosto.
Em segundo lugar está o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 36% das intenções de voto. Bolsonaro cresceu três pontos percentuais, passando de 33% para 36% entre agosto e setembro.
A diferença entre Lula e Bolsonaro, que em março era de 25 pontos, caiu para 7 pontos no levantamento da Genial/Quaest.
O terceiro colocado é o candidato do PDT, Ciro Gomes, que aparece 7% das intenções de voto. Ele é seguido pela senadora Simone Tebet, do MDB, que tem 4% da preferência do eleitorado mineiro. Luiz Felipe D’Ávila, candidato do Partido Novo, tem 1%.
O levantamento Genial/Quaest ouviu 2 mil pessoas em Minas, entre os dias 3 e 6 de setembro, em entrevistas nas casas dos eleitores. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro máxima de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números MG-09401/2022 e BR-06180/2022.
Leia também:
Genial/Quaest: Zema lidera com 47%; Kalil tem 28%; Viana, 4%
Cleitinho Azevedo lidera corrida pelo Senado, com 21%; Silveira tem 12% e Aro, 10%