Já está valendo em Timóteo, na região do Vale do Aço, a proibição do tráfego de veículos com carga acima de 45 toneladas. De acordo com a Prefeitura, a restrição visa proteger as vias públicas do município que não comportam o trânsito de veículos pesados. Há várias faixas que indicam a proibição espalhadas pela cidade.
Segundo o secretário de serviços urbanos e meio ambiente, Sérgio Martins, o fluxo de veículos longos e pesados prejudica ruas e avenidas, que não comportam o tráfego intenso: “É uma necessidade do município de Timóteo, uma vez que com a inauguração, e a liberação da MG 760, a maioria dos transportes pesados optou passar por aqui por ser uma estrada mais plana, menos movimento. Só que aqui dentro do município, nós temos um trecho na avenida Acesita, dentro do Centro-Sul, ele tem um trecho muito estreito com um muro, que a gente chama muro-gabião, muito antigo, já um pouco colapsado, a gente não quer correr risco de trazer mais sobrepeso aqui no trecho. Esse foi o maior motivo.”
O decreto que limita a carga a 45 toneladas foi publicado em setembro e de lá pra cá, a prefeitura realizou blitzen educativas. Mas a partir de agora, o motorista que for flagrado com a carga acima do limite permitido será multado em 196 reais. A fiscalização é feita pelos agentes de trânsito que durante a abordagem eles checam a nota fiscal da carga transportada. Se houver descumprimento da ordem, além da multa, o condutor terá quatro pontos na carteira.