Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Inhapim é o mais novo filiado ao Circuito Mata Atlântica de Minas

Município fica a 280 km de Belo Horizonte

Igreja Matriz

Igreja Matriz

Divulgação CTMAM

O município de Inhapim, no Vale do Rio Doce, é o mais novo associado do Circuito Mata Atlântica de Minas (CTMAM). O convênio de filiação e cooperação técnica foi assinado em 31 de março. Para celebrar a ocasião, a secretária de Cultura e Turismo, Teresinha de Fátima R. V. Martins e a diretora do Departamento de Cultura e Turismo, Astrid Maciel Motta, representando o prefeito Márcio Elias de Lima e Santos, o Marcinho; receberam a primeira visita oficial da diretoria do CTMAM, que esteve representada pelo presidente Hélio Anísio.

Com a entrada no CTMAM, Inhapim passa a integrar a Política de Regionalização do Turismo. Com isso, o município poderá ter acesso à recursos públicos estaduais e federais, receber o suporte a programas de captação e apoio à realização de feiras e exposições de negócios; estimular a prática de turismo sustentável, articular a captação de investimentos públicos e privados, estimular o aumento e à diversificação de linhas de financiamento para empreendimentos turísticos e desenvolver pequenas e microempresas do setor, além de garantir ais amplitude na divulgação das atrações locais.

Para a secretária Teresinha Ribeiro, o passo dado pelo município neste momento vai contribuir para sensibilizar a todos sobre a importância do turismo como gerador de trabalho e renda. “Isso vai ajudar a melhorar o entendimento de que o turismo pode ser uma expressiva atividade econômica para a cidade e que a maneira mais rápida de crescimento é trabalhando de forma regional”.

Celebrando a chegada de mais um importante associado, o presidente do CTMAM comentou: “Esse convênio é uma parceria fundamental que possibilitará Inhapim à captação de recursos como o ICMS Turístico e a celebração de convênios, contribuindo para o desenvolvimento da atividade turística.”

Além de Inhapim, O atual quadro de associados ao CTMAM tem os seguintes municípios: Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Bugre, Conceição de Ipanema, Coronel Fabriciano, Dionísio, Ipaba, Ipatinga, Jaguaraçu, Marliéria, Mesquita, Santana do Paraíso, Rio Piracicaba, Timóteo e Ubaporanga.

Circuito Mata Atlântica de Minas (CTMAM)

Fundada em julho de 2001, a Agência de Desenvolvimento do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas é uma instância de governança regional que visa organizar, desenvolver e consolidar a atividade turística de forma sustentável e descentralizada, com a participação da sociedade civil, sob a tutela da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Secult).

Jefferson Rocha é jornalista graduado pelo Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais e tem 25 anos de experiência em rádio. É coordenador de jornalismo da Itatiaia Vale do Aço.
Leia mais