Em absoluta queda técnica na Série B do Campeonato Brasileiro, o Sport voltou a sair do G4, o grupo de acesso, após 16 rodadas. Pior, restante apenas três jogos para o fim da competição. Com o acesso em risco, a equipe comandada pelo técnico Enderson Moreira precisará agora contrarias as estatísticas.
Afinal, após aparecer sempre com mais chances de subir do que de ficar na Segunda Divisão, o Sport aparece nos cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais com mais com uma probabilidade de acesso menos do que 50%. Ou seja, com mais chances de permanência.
Com 59 pontos, o Sport foi ultrapassado nesta terça-feira (7) pelo Criciúma, que venceu o ABC em casa e chegou aos 60 pontos. Mesma pontuação do Juventude e do Atlético-GO. Colado a elas, o Sport aparece agora com 41,3% de chances de acesso. Menos do que o líder Vitória (99,9%), com 66 pontos, e do que Juventude (75,3%), Criciúma (66,4%) e Atlético-GO (56,8%).
A saída do Sport do G4 é algo que não acontecia desde a 18ª rodada, quando o Leão foi derrotado pelo Vitória na Ilha do Retiro. Quase um turno após se manter no grupo de acesso, a equipe rubro-negra sai dele tendo uma margem mínima para voltar a tempo de reencontrar a Série A.
O cenário, entretanto, é complicado pelo momento da equipe rubro-negra que, por exemplo, venceu apenas esses três jogos nas últimas 13 rodadas. Os três triunfos vieram justamente contra equipes que ocupam a zona de rebaixamento: o ABC (já rebaixado), o Londrina e a Chapecoense.
Em meio a esta sequência, o treinador rubro-negro chegou a entregar o cargo após o jogo contra o Criciúma, na 27ª rodada, quando o Leão sofreu um gol de empate no último minuto de jogo, na Ilha do Retiro. Na ocasião, a direção conseguiu contornar a situação e segue blindando o treinador.
O Sport terá pela frente, até fim da Série B, jogos contra o Atlético-GO (direto pelo acesso, na próxima sexta-feira, na Ilha do Retiro), Vitória (fora) e Sampaio Corrêa (casa).
Jogos das equipes que lutam por acesso
Criciúma, 60 pontos
Jogos finais: ABC (casa), Guarani (fora), Botafogo-SP (casa) e Novorizontino (fora);
Juventude, 60 pontos
Jogos finais: ABC (fora), Ponte Preta (casa) e Ceará (fora);
Atlético-GO, 60 pontos
Jogos finais: Sport (fora), Mirassol (fora) e Guarani (casa);
Sport, 59 pontos
Jogos finais: Atlético-GO (casa), Vitória (fora) e Sampaio Corrêa (casa);
Novorizontino, 57 pontos
Jogos finais: Vitória (casa), Londrina (fora) e Criciúma (casa);
Mirassol, 57 pontos
Jogos finais: Ceará (fora), Atlético-GO (casa) e Tombense (fora);
Guarani, 56 pontos
Jogos finais: Criciúma (casa), ABC (casa) e Atlético-GO (fora);
Vila Nova, 55 pontos
Jogos finais: Londrina (casa), Ceará (casa) e ABC (fora).