Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Sport vence o Vila Nova com golaço de Juba e encosta na liderança da Série B

Leão venceu a terceira partida consecutiva no Brasileiro e voltou a encostar na liderança da competição após êxito em Goiânia, contra o Vila Nova

Pela primeira vez na Série B, o Sport alcançou, diante do Vila Nova, uma sequência de duas vitórias consecutivas jogando como visitante. Somadas à última, em casa, são três êxitos consecutivos (antes, contra o Sampaio Corrêa e o CRB). A consequência disso é o regresso do Leão à vice-liderança da competição, fato sacramentado na noite desta quarta-feira (2), com a vitória por 1 a 0, obtida diante do Tigre, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia.

O gol que deu o triunfo à equipe rubro-negra foi marcado pelo atacante Luciano Juba - inclusive, o golaço, marcado no segundo tempo, foi o 20º do atacante na temporada 2023. Pelo lado goiano, o revés marcou o quinto jogo consecutivo da equipe sem vitórias no Brasileiro. Pressionado e vaiado pelo torcedor, o técnico Claudinei Oliveira balança no cargo.

Como fica a classificação

Com o resultado, o Sport chegou aos 41 pontos, e beneficiado pelo tropeço do Novorizontino, assumiu a vice-liderança da competição, com a mesma pontuação do líder Vitória, mas ficando atrás pelo número de vitórias (13 x 12). O Leão, entretanto, abre uma margem de cinco pontos para o quinto colocado, o Juventude, com 36. O Vila Nova, por sua vez, com os mesmos 35 pontos, deixou o G4 e despencou para a sétima posição.

Próximos compromissos

O Sport volta a jogar no próximo sábado (5), quando receberá o Novorizontino, em mais um confronto direto pelo G4, na Ilha do Retiro. Na segunda-feira (7), o Vila Nova vai até Caxias do Sul enfrentar o Juventude.

Principais lances do jogo

Embora duas das principais equipes da competição, Vila Nova e Sport fizeram um primeiro tempo sonolento. Com raros momentos de emoção. Pouco inspiradas, as duas equipes falharam em excesso nas trocas de passe, especialmente no setor ofensivo, e fizeram uma etapa inicial bastante truncada.

De perigo, apenas dois lances. Pelo Sport, aos 15 minutos, com Luciano Juba, que recebeu passe em profundidade de Ronaldo, e, de frente com o goleiro, parou em Dênis Júnior. O Tigre respondeu somente aos 46. Lançamento para a área, a defesa rubro-negra parou e Eduardo Doma, sozinho, na pequena área, mandou para fora.

O segundo tempo começou no mesmo marasmo do primeiro. Percebendo a dificuldade para entrar na área do Sport, o Vila começou a arriscar de longe. Aos 13, com Everton Brito, de bicicleta, e aos 18, com Lourenço. Ambos pararam em boas defesas de Renan.

A resposta do Sport foi mortal. Aos 23, lançamento preciso de Ronaldo para Luciano Juba, que domina com categoria e encobre o goleiro Dênis Júnior para abrir o placar. Após o gol, a torcida do Vila Nova passou a pedir a demissão do técnico Claudinei Oliveira. Vaias abafadas pelo tiro de Guilherme Parede no travessão, aos 30 minutos. Foi o mais perto que a equipe goiana chegou do empate. Ao final, vaias da torcida e protestos direcionados ao treinador.

Vila Nova 0 x 1 Sport

Vila Nova

Dênis Júnior; Léo Duarte (Marcelinho), Rafael Donato, Eduardo Doma e Diego Renan; Ralf (Luciano Naninho), Sousa (Neto Pessoa) e Everton Brito (Igor Henrique); Lourenço, Henrique Almeida (Ronald) e Guilherme Parede. Técnico: Claudinei Oliveira.

Sport

Renan; Eduardo (Ewerthon), Rafael Thyere, Sabino e Felipinho; Ronaldo, Fábio Matheus (Felipe) e Alan Ruiz (Michel Lima); Luciano Juba (Fabinho), Labandeira (Edinho) e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira.

Gol

Luciano Juba (23min2T), para o Sport.

Cartões amarelos

Léo Duarte, Diego Renan, Ronald, para o Vila Nova; Luciano Juba, Alan Ruiz, para o Sport.

Público: 7.250.
Motivo: 21ª rodada da Série B.
Data e horário: 2 de agosto de 2023 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília).
Local: Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia.
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP).
Auxiliares: Gustavo Rodrigues de Oliveira e Daniel Luis Marques (ambos de SP).
Árbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira (MG).

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.
Leia mais