Reportagem atualizada às 17h24 de 16/11/2023 - Inicialmente, a Itatiaia noticiou que o Santos não jogaria a Copa do Brasil em 2024. Contudo, o Peixe ainda poderá se classificar para a competição caso termine o Campeonato Brasileiro com a melhor campanha entre os clubes que não vão à Libertadores. Atualmente, essa posição é do Athletico-PR, que tem nove pontos a mais que o time paulista.
O Santos tem chances, ainda que muito remotas, de jogar a Copa do Brasil em 2024. Para isso, o clube paulista precisa terminar a competição como a melhor equipe entre as não classificadas para a Copa Libertadores - posto hoje ocupado pelo Athletico, em sétimo, que tem nove pontos a mais que o Peixe. Restam 12 pontos em disputa.
A dificuldade para se classificar se dá por uma alteração no regulamento da Copa do Brasil, que recorre diretamente na má participação do Santos no Campeonato Paulista. Os estaduais se tornaram a principal via de classificação, sendo seis vagas para cada federação.
Palmeiras, Água Santa, Bragantino, Ituano e São Bernardo se classificaram como os cinco melhores colocados do Paulistão. A sexta vaga foi dedicada ao campeão da Copa Paulista, a Portuguesa Santista.
O Santos iniciou o Brasileirão sabendo que só jogaria a Copa do Brasil caso se classificasse à Libertadores, o que é previsto no regulamento da competição. Uma nova vaga só seria aberta caso três clubes paulistas entrassem no G6, com exceção ao São Paulo, que assegurou a vaga matemática com o título da competição neste ano. Mesmo assim, a lacuna não ficaria com o Santos.
Caso o Corinthians conseguisse entrar no G6, a nova vaga disponibilizada respeitaria a classificação do Campeonato Paulista. Assim, o Mirassol, que ficou acima do Peixe no Estadual, estaria classificado. Desta forma, o único cenário possível de classificação santista é assumindo a sétima colocação na tabela.