Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Raul Araújo toma posse como novo corregedor-geral da Justiça Eleitoral

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Raul Araújo tomou posse na noite desta terça-feira (21) no cargo de corregedor-geral da Justiça Eleitoral

  O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Raul Araújo tomou posse na noite desta terça-feira (21) no cargo de corregedor-geral da Justiça Eleitoral

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Raul Araújo tomou posse na noite desta terça-feira

Marcelo Camargo / Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu posse, na noite desta terça-feira, ao novo corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Raul Araújo, que será responsável pela relatoria das Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) que envolvem as eleições presidenciais de 2022. O TSE também deu posse à ministra Isabel Gallotti, que assumiu cargo efetivo na Corte Eleitoral.

O ministro Raul Araújo foi eleito com o placar de 6 votos a 1, mantendo a tradição de eleger para o cargo de corregedor-geral o ministro mais antigo do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no TSE. Ele manteve a regra de o corregedor-geral eleito não votar em si mesmo. Raul Araújo assumiu a vaga deixada pelo ministro Benedito Gonçalves.

O novo corregedor-geral assumirá a relatoria de sete ações protocoladas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro durante as eleições do ano passado. Também caberá ao ministro Raul Araújo a relatoria das ações propostas contra a chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministro Benedito Gonçalves, que deixou o TSE no dia 9 deste mês, após cumprir o período máximo de dois anos no cargo, foi o relator das ações que levaram o plenário da Corte Eleitoral a condenar duas vezes o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à inelegibilidade até as eleições de 2030. As decisões contra Bolsonaro cabem recurso.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Leia mais