Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Lula se reúne com ministros para discutir presidência do G20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com ministros, nesta segunda-feira (20), no Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com ministros, nesta segunda-feira (20), no Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com ministros, nesta segunda-feira

Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se reúne nesta segunda-feira (20) com seis ministros, incluindo o chanceler, Mauro Vieira, no Palácio do Planalto, para tratar da presidência do Brasil no G20, bloco que reúne os chefes dos 19 países com as maiores economias do mundo, além da União Europeia e a União Africana, que passou a integrar o grupo este ano. O encontro também conta com as presenças da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, além dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad; da Casa Civil, Rui Costa; da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo; e do chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.

Na quarta-feira (22), o presidente Lula participará - de forma virtual - de uma reunião de cúpula do G20. Os membros do G20 representam 85% do PIB Global, pouco mais de 75% do comércio global, além de dois terços da população mundial. O Brasil assumirá a presidência do bloco em 1º de dezembro. O mandato irá até 30 de novembro de 2024.

Durante a presidência do bloco, o Brasil deverá promover, pelo menos, 100 reuniões oficiais, que incluem cerca de 20 reuniões ministeriais, 50 reuniões de alto nível, além de eventos paralelos como seminários. A próxima reunião de Cúpula do G20, está programada para ocorrer nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro.

Leia mais