Ouça a rádio

Ouvindo...

Lula e Margareth Menezes participam de reinauguração do Cine Alvorada

A sala privativa da residência oficial do presidente foi inaugurada com a exibição do filme Saudosa Maloca, que conta a história do sambista Adoniran Barbosa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (17) para falar sobre a reabertura do espaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na noite desta sexta-feira (17) da reinauguração do cinema do Palácio da Alvorada, que passou por reformas para receber um sistema de som novo e um projetor. Segundo o Ministério da Cultura, que foi responsável pelas melhorias no espaço, os equipamentos foram doados pela Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Abraplex). A ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou, em coletiva de imprensa, que a abertura do espaço potencializa o cinema nacional. “Isso ajuda na divulgação, chama a atenção, é uma provocação para quem gosta de cinema. Os filmes que passarem aqui, terão uma projeção diferente”, avaliou a ministra.

A sala privativa da residência oficial do presidente foi inaugurada com a exibição do filme Saudosa Maloca, que conta a história do sambista Adoniran Barbosa. O filme retrata a história de Adoniran Barbosa e dois amigos na Maloca, um antigo casario no Centro de São Paulo, que se torna alvo de um homem interessado em demoli-lo para modernizar a região. A comédia se passa em dois tempos: nos anos 80, quando o já envelhecido Adoniran conta a um jovem garçom divertidas histórias ocorridas no bairro do Bixiga, em São Paulo, de onde são transportados à capital dos anos 50.

A ministra Margareth Menezes afirmou que a volta do cinema, no Palácio da Alvorada, marca a retomada das políticas públicas para a abertura de novas salas de cinema no país, e buscar mais áreas de produção para renovar a indústria do cinema nacional. “Os equipamentos que tinham no cinema do Alvorada, que é um cinema domiciliar, com 20 cadeiras, mas que tem um impacto simbólico importante para as produções”, pontuou o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares.

O ator Paulo Miklos afirmou que a reabertura da sala representa um marco para o cinema nacional. “É o cinema nacional, de volta, no coração do governo brasileiro. Ocupando o lugar que ele deve ocupar, então, isso é uma grande alegria”, destacou Miklos. O filme Saudosa Maloca deve chegar às salas de cinema do país no dia 22 de fevereiro de 2024.


Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.

Leia Mais

Colunistas

Mais lidas do dia

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Av. Barão Homem de Melo, 2222 - Estoril Belo Horizonte, MG

T.(31)21053588