Javier Milei, que enfrenta Sergio Massa no domingo (19), no segundo turno da eleição presidencial na Argentina, recorreu a um mote do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu último comercial de campanha. Na peça publicitária, ele utiliza a expressão “A esperança vai vencer o medo”, usada por Lula no pleito de 2002, ante José Serra (PSDB).
Milei, no entanto, é opositor de Lula e já chamou o petista de “comunista”. Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o candidato da coalizão “La Libertad Avanza” (A Liberdade Avança, em português), usou o mote do presidente brasileiro para questionar afirmações feitas por correligionários de Massa. Segundo Milei, serviços como saúde e educação não serão privatizados.
“O que vamos fazer é terminar com a inflação e a insegurança para sempre. O que vamos fazer é terminar, para sempre, com os privilégios dos políticos”, diz o libertário, na propaganda.
Massa, que é apoiado pelo grupo do atual presidente, Alberto Fernández, tem tentado atribuir, ao adversário, uma imagem de extremista. Peronista, ele aposta no apoio de lideranças latinas à esquerda, como o presidente Andrés López Obrador, do México, e Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai.
Em uma de suas mais recentes peças, Massa relacionou Milei a Margaret Thatcher, ex-primeira-ministra do Reino Unido. Thatcher sofre rejeição na Argentina por ter encampado a Guerra das Malvinas, que opôs britânicos e argentinos.