Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Por intercâmbio estudantil e cultural entre estados, Zema terá encontro com governador de província japonesa

Governador vai aproveitar passagem pelo país asiático para se reunir com Kotaro Nagasaki, chefe de Yamanashi, estado-irmão de Minas há cinco décadas

Zema e governador de Yamanashi se reuniram em BH no mês de agosto

Zema e governador de Yamanashi se reuniram em BH no mês de agosto

Dirceu Aurélio/Imprensa MG

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), vai aproveitar a passagem pelo Japão, nesta semana, para estreitar os laços de amizade do estado com a província de Yamanashi. Ele vai se encontrar com Kotaro Nagasaki, governador de Yamanashi.

Minas tem uma relação que já dura 50 anos com Yamanashi. A proximidade tem como objetivo, entre outras coisas, fortalecer o intercâmbio de jovens entre os países e a cultura nipo-brasileira, além de estabelecer parcerias para o desenvolvimento dos estados.

Em agosto deste ano, em um evento no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, Zema e Nagasaki assinaram um documento renovando os laços de irmandade entre os poderes.

O documento definiu as prioridades da cooperação para os próximos anos, que são o intercâmbio entre os jovens, usando Tecnologias da Informação e Comunicação para promover a troca entre jovens em áreas remotas; o intercâmbio esportivo e a promoção de políticas voltadas ao turismo e o intercâmbio cultural entre as regiões.

O primeiro acordo entre as partes foi assinado em 25 de julho de 1973. Minas Gerais é o único estado-irmão de Yamanashi na América Latina e no Caribe. Desde então, o Estado garante que a integração tem trazido benefícios em diversas áreas.

Na última visita de Nagasaki ao Brasil, Zema e ele assinaram um documento simbólico, sem prazo de validade, que renovou a parceria entre os estados.

Além da reunião de cunho político, encontros empresariais vão dominar a semana do governador em território japonês. Entre os destaques, há reuniões e visitas técnicas marcadas com executivos da gigante da tecnologia Toshiba e do Grupo Mitsui, conglomerado que atua em diversas áreas, como energia, infraestrutura e produção química.

A cobertura da Missão Empresarial à China, que tem a participação do governador de Minas, é oferecimento da FIEMG. Essa iniciativa tem como patrocínio Master CODEMGE, CBMM, GERDAU, J.Mendes e VALE, e parceria Samarco e Arcellor.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. Em Belo Horizonte, teve passagens pelas rádios Alvorada, BandNews FM e CBN. No Grupo Bandeirantes de Comunicação, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Cobriu as tragédias ambientais da Samarco, em Mariana, e da Vale, em Brumadinho. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Em 2023, venceu o Prêmio Nacional de Jornalismo CNT.
Leia mais