Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, secretários de estado e uma grande comitiva de empresários mineiros já estão em Xangai, na China, onde participam de reuniões e eventos em busca de investimentos para Minas Gerais.
Em entrevista à Itatiaia, o governador ressaltou a importância do Vale do Lítio. O mineral e a região do Vale do Jequitinhonha são apostas do governo para atrair investimentos e empregos para o estado.
O lítio, o nióbio e o silício são minerais estratégicos e estarão na pauta de discussões do Brazil China Business Forum, evento promovido pela Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e empresas parceiras em Xangai na próxima terça-feira (7).
Um dos três eixos do evento é justamente o dos minerais estratégicos, fundamentais para a transição energética para matrizes mais limpas. Minas tem importantes reservas de lítio e nióbio e o governador Zema tem ressaltado que busca investimentos para ampliar a extração mineral e diversificar a produção do estado. Zema tem falado, por exemplo, em atrair investimentos para uma fábrica de baterias de lítio em Minas.
Outros eixos
No Brazil China Business Forum também serão discutidos caminhos para a transição energética e caminhos para a nova industrialização. A China é, hoje, um dos principais parceiros comerciais de Minas Gerais e do Brasil.
O Brazil China Business Forum vai contar, ainda, com apresentações de nomes como Marcelo Bezerra Abbott Galvão, embaixador brasileiro no país asiático, Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, e Thiago Toscano, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). A Itatiaia acompanha o evento direto de Xangai.
A cobertura da Missão Empresarial à China, que tem a participação do governador de Minas, é oferecimento da FIEMG. Essa iniciativa tem como patrocínio Master CODEMGE, CBMM, GERDAU, J.Mendes e VALE, e parceria Samarco e Arcellor.