Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Outubro terá bandeira verde na conta de luz, define Aneel

Agência reguladora comemora níveis dos reservatórios e crescimento da energia gerada por usinas eólicas e solares

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu que o mês de outubro terá bandeira verde nas contas de energia elétrica em todo o país. Com isso, os consumidores não terão cobranças extras na conta de luz.

A decisão foi tomada nesta sexta-feira (29) e segue uma tendência desde abril de 2022. De lá para cá, em nenhum mês foi aprovada bandeira amarela ou vermelha aos consumidores.

O sistema de bandeiras tarifárias é válido para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), que é a malha das linhas de transmissão de energia elétrica que liga as usinas aos consumidores.

“A energia gerada está mais barata. Tem chovido mais nos reservatórios, e aí podemos contar com as hidrelétricas, que possuem um custo de geração mais baixo do que outras fontes. Isso sem falar do avanço das usinas eólicas e solares, sobretudo no Nordeste do País”, explica o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais