Ouça a rádio

Compartilhe

Lula defende regulação nos meios de comunicação e adversários atacam proposta

Ex-presidente afirmou que proposta não é uma forma de censura, mas tem objetivo de garantir a pluralidade na mídia 

Ex-presidente Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, em entrevista na quarta-feira (29) para a rádio Educadora de Piracicaba, a regulamentação da mídia no Brasil por meio de um processo de discussão com a sociedade para garantir o “direito de várias opiniões nos meios de comunicação”.

A declaração gerou repercussão entre pré-candidatos e adversários do ex-presidente, que foram às redes sociais criticar as declarações.

“Quantas vezes o Lula precisa dizer que vai regulamentar os meios de comunicação para as pessoas entenderem que ele não é um democrata? Pois bem, ele disse de novo”, questionou Felipe D’Ávila (Novo), pré-candidato ao Planalto.

O senador Flávio Bolsonaro (PL) também usou as redes para criticar a declaração de Lula: “Mais uma vez Lula promete controlar todos os meio de comunicação, assim como acontece na Venezuela e Coreia do Norte! Fique em cima do muro e ganhe um cala a boca!”.

“Várias opiniões”

O ex-presidente afirmou que é necessário garantir visões plurais nos meios de comunicação e que a sociedade não irá se politizar sem terá condições de fazer juízo de valor caso só tenha acesso às mesmas versões da mídia.

Lula buscou dissociar a ideia de regulação da mídia de censura e acusou as empresas jornalísticas de negarem o direito de resposta, previsto em lei.

“Quando a gente fala em censura, vamos ser francos, nós passamos um período que nenhuma acusação tinha resposta na televisão, porque não se permitia. Meu advogado entrava com pedido de resposta e era negado”, afirmou Lula.

Segundo o petista, haveria também uma regulação do “direito de resposta”. “Porque a verdade é que nós temos nove famílias que são donas de quase todos os meios de comunicação neste país”, disse.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store