Ouça a rádio

Compartilhe

Pacheco recebe mais governadores para discutir projeto do ICMS

Presidente do Senado tem novo encontro com governadores para discutir projeto que pode reduzir custo dos combustíveis 

Pacheco recebeu governadores para discutir proposta de redução do ICMS

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), recebeu um novo grupo de governadores nesta quarta-feira (8) para discutir a proposta que limita o índice do ICMS sobre combustíveis

Na noite de terça-feira (7), Pacheco já havia recebido no Senado um outro grupo de governadores para discutir o mesmo tema. Vários governadores apontaram resistência ao projeto, apontando que a medida vai impactar a arrecadação dos estados. 

Nesta quarta-feira, o encontro terá a presença dos governadores Rui Costa (Bahia), Paulo Câmara (Pernambuco), Rodrigo Garcia (São Paulo), Paulo Velten (governador em exercício do Maranhão) e Mauro Mendes (Mato Grosso). Além dos governadores, estarão presentes também secretários de Fazenda estaduais e o presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados (Comsefaz), Décio Padilha. 

O projeto 

A proposta que limita a alíquota do ICMS foi aprovada no final de maio na Câmara dos Deputados e está sendo analisada pelo Senado. O ICMS é um imposto estadual que se aplica sobre quase todos os produtos vendidos no país. 

O projeto em discussão no Congresso inclui os combustíveis na classificação de produtos essenciais e indispensáveis, o que proíbe estados de cobrarem taxas superiores à alíquota geral de ICMS, entre 17% e 18%. O governo federal promete ressarcir os estados e municípios com a perda da arrecadação.


Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido