Ouça a rádio

Compartilhe

Lula: 'Moro deveria ser candidato em Chicago, nos Estados Unidos'

Ex-presidente comentou decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo que barrou candidatura de Moro no Estado

Ex-presidente Lula criticou operação Lava-Jato e ex-juiz Sergio Moor

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em entrevista para a rádio 97,1 Vale do Aço, afiliada da Itatiaia, na manhã desta quarta-feira (08), que o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) deveria disputar as eleições nos Estados Unidos e não no Brasil.

Perguntado sobre a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que na terça-feira (07) rejeitou a mudança domiciliar do ex-juiz da Lava-Jato para o Paraná, Lula ironizou o futuro político de Moro e criticou a operação.

“Como ele era representante do departamento de Justiça dos Estados Unidos aqui no Brasil, como era porta voz de algumas pessoas da CIA, poderia ser candidato em Chicago. Esse cidadão não tem nada a ver conosco, ele induziu a imprensa brasileira à maior mentira do Século 21. Induziu a sociedade a acreditar em uma coisa que não existia”, disse.

O ex-presidente petista afirmou que desde o início a Lava-Jato e o ex-juiz Sergio Moro tinham intenção de prejudicar sua candidatura em 2018. “Quando eu fui prestar meu depoimento eu disse que ele estava condenado a me condenar porque permitiu que a mentira fosse longe demais. Foi o que aconteceu. Cá estou eu, livre e com muita vontade de trabalhar e de consertar esse país”, afirmou Lula.

Decisão do TRE

Por 4 votos a 2, o tribunal entendeu que Moro não comprovou ser morador da capital paulista. Em uma ação no TRE, o deputado Alexandre Padilha (PT-SP) afirma que Moro mentiu para a Justiça Eleitoral no dia 30 de março deste ano, ao dizer que morava em um flat no bairro Itaim Bibi. O diretório petista pediu o cancelamento da transferência do título eleitoral de Moro.

O ex-juiz da Operação Lava-Jato pode recorrer da decisão. A defesa de Moro considerou que a rejeição da candidatura foi um "ataque à democracia" afirmou que iria apresentar as provas sobre a residência do ex-juiz na capital paulista.



Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido