Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Vítima de tentativa de golpe adverte sobre golpes telefônicos: “Fiquem Atentos!”

Ex-secretário municipal compartilha experiência e adverte sobre fraudes sofisticadas em bancos

Em relato exclusivo à Itatiaia, Gabriel Simões Gobi, ex-secretário de patrimônio e desenvolvimento urbano em Ouro Preto e Nova Lima, expõe como foi contatado por supostos agentes da Central de Segurança do Banco do Brasil, em uma estratégia que visava confirmar transações financeiras não realizadas por ele.

Segundo Gobi, a abordagem ocorreu quando uma pessoa se passou por uma funcionária da Central de Segurança do Banco do Brasil, contatando-o para confirmar uma suposta compra de R$ 1.560 em uma madeireira. Em seu relato, ele revelou que utilizou um artifício, mencionando seu cargo como auditor no Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais, para testar a reação da suposta atendente.

Ao perceber a indignação da pessoa do outro lado da linha, Gobi suspeitou que se tratava de um golpe, uma vez que a funcionária real do banco não reagiria daquela maneira. Imediatamente, ele entrou em contato com seu gerente no Banco do Brasil, que confirmou a inexistência de transações suspeitas em sua conta.

O ex-secretário ressaltou a importância de estar alerta a esse tipo de golpe, informando que os criminosos estão utilizando técnicas avançadas, como o espelhamento de celular, para obter informações pessoais. Ele aconselhou as pessoas a não atenderem ligações suspeitas, desligarem e, em seguida, entrarem em contato com seus gerentes ou irem pessoalmente a uma agência para verificar a veracidade das informações, destacando a necessidade de cautela diante da evolução da criminalidade no país.

Bruna Truocchio é repórter da Rádio Itatiaia Ouro Preto e apresentadora do jornal local. Formada em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduações em Filosofia e Marketing Digital.
Leia mais