Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

1ª Oficina da Cerâmica Santana promove arte e geração de renda

Ceramistas renomados oferecem aulas gratuitas em Ouro Preto e buscam resgatar a prática da cerâmica nas comunidades tradicionais

Cerâmicas

Cerâmicas

Reprodução / Internet

Começa na próxima terça-feira, 07 de novembro, a 1ª edição da Oficina da Cerâmica Santana no distrito de Miguel Burnier, em Ouro Preto.

As aulas, gratuitas, serão conduzidas pelos ceramistas e artistas plásticos Alex Santana e Maicon Souza, da Cerâmica Santana, que produz peças para renomados restaurantes do Brasil.

As inscrições para participar estão abertas e podem ser realizadas presencialmente no Centro de Convivência Nossa Casa até a próxima segunda, 6 de novembro, local que também sediará as aulas.

Mas fique atento porque as vagas são limitadas e a oficina será realizada sempre às terças e quintas-feiras, no período de 7 de novembro a 14 de dezembro.

Além das aulas, a programação ainda conta com duas palestras e quatro mostras onde serão expostas as cerâmicas produzidas pelos participantes, com a possibilidade de comerciá-las. Todas as aulas e palestras contarão com intérprete de libras.

A Cerâmica Santana, primeiro ateliê-escola de cerâmica em funcionamento dentro de uma vila de periferia no país, busca trazer de volta a prática da cerâmica para as comunidades tradicionais.

O ateliê trabalha com o manuseio do barro para produção de peças artísticas e utilitárias, arte tradicionalmente popular, que hoje está bastante restrita a escolas de acesso restrito à população de baixa renda. Além de incentivar a produção artesanal, o objetivo da oficina também é trabalhar para a geração de trabalho e renda nas vilas e favelas.

Isabela Vilela é repórter multimídia na Itatiaia Ouro Preto. Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto, é graduanda em Geografia pela mesma instituição.
Leia mais