Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Jogos Olímpicos de Los Angeles podem contar com cinco novos esportes

Decisão sobre a Olimpíada de Los Angeles será tomada até 17 de outubro, em sessão do COI

Flag Football é a aposta da NFL para introduzir o futebol americano no quadro olímpico

Flag Football é a aposta da NFL para introduzir o futebol americano no quadro olímpico

Reprodução/Twitter Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028, podem contar com cinco novos esportes em relação à disputa anterior em Paris, na França, em 2024. São eles: críquete, beisebol/softbol, flag football (semelhante ao futebol americano, mas com contato limitado), lacrosse e squash.

Os cinco esportes foram propostos pelo Comitê Organizador de Los Angeles-2028 e carecem de aprovação do Comitê Olímpico Internacional (COI). A proposta será discutida na 141ª Sessão do COI, em Mumbai, na Índia, de domingo (15) até a terça-feira (17) da semana que vem.

Caso a proposta seja aprovada, será elaborado um programa final do evento. Ele contará com informações básicas, como número de cotas de atletas.

Dos novos esportes propostos, beisebol/softbol (1992 a 2008 e em 2020), críquete (1900) e lacrosse (1904 e 1908) já foram disputados em edições de Olimpíada. Normas da Agenda Olímpica 2020, da Agenda Olímpica 2020+5 e da Regra 45 da Carta Olímpica permite rever o programa olímpico a cada edição.

Tóquio-2021, com beisebol/softbol, karatê, skate, escalada e surfe; e Paris-2024, com breaking, skate, escalada e surfe, usaram estas normas para incluírem novos esportes na Olimpíada.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.
Leia mais