Um ataque de forças israelense a um comboio de ambulâncias que transportava feridos em Gaza, na manhã desta sexta-feira (3) deixou mortos e feridos, segundo autoridades locais.
O comboio estava saindo do Hospital al-Shifa, na cidade de Gaza, quando foi atingido por um míssil israelense. O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, disse que o ataque deixou pelo menos cinco mortos e 10 feridos.
Em entrevista à Al Jazeera, o diretor do Hospital al-Shifa, Muhammad Abu Silmeyeh, disse que a situação no hospital é “mais do que terrível”.
“Ficamos sem suprimentos médicos, não podemos acomodar o elevado número de vítimas e dentro de algumas horas os geradores irão parar. O necrotério do hospital está totalmente lotado. Estamos mantendo os mortos em nossos caminhões congeladores”, disse ele.
Um vídeo compartilhado pela Sociedade do Crescente Vermelho Palestino (PRCS) mostra os estragos causados em uma ambulância, que estava destruída e com marcas de sangue. O PRCS disse que o ataque foi ‘uma violação flagrante do direito internacional humanitário’ e que as ‘ambulâncias são veículos civis claramente marcados e devem ser protegidas de ataques’.