Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Estudo revela quantos passos são necessários por dia para reduzir o risco de morte

Pesquisadores revisaram 12 estudos internacionais para chegar ao ‘número mágico’ de 8 mil passos diários, cerca de 6,5 quilômetros de distância

Um grupo de pesquisadores internacionais, incluindo especialistas da Universidade de Granada, definiu o número mínimo de passos que uma pessoa deve dar por dia para se manter saudável e reduzir o risco de morte. Os resultados do estudo foram publicados na revista Journal of the American College of Cardiology (JACC).

O estudo revelou o “número mágico” de 8 mil passos diários para melhorar a saúde. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão, os pesquisadores revisaram 12 estudos internacionais com mais de 110 mil participantes ao todo. De acordo com a pesquisa, 8 mil passos diários ajudam a reduzir significativamente o risco de “morte prematura”, ou seja, os casos em que a pessoa morre antes do esperado (por qualquer que seja a causa). Levando em conta o tamanho médio da passada humana, os 8 mil passos diários correspondem a pouco mais de 6 quilômetros de distância.

  • 📲 Já se inscreveu no canal da Itatiaia no Whatsapp? Clique aqui e receba as principais notícias do dia. 🤳🏼

  • ⚠️ Os grupos e comunidades da Itatiaia serão desativados em breve. Por isso, se inscreva no canal pra ficar sempre atualizado.⚠️

Vale lembrar que, desde a década de 1960, o “número mágico” dos 10 mil passos diários já era difundido, principalmente no Japão. Porém, esse número não era baseado em evidências científicas. Desde essa época, pesquisadores de todo mundo têm tentado definir, de forma científica, qual o número correto.

O resultado deste novo trabalho é próximo não apenas do “número mágico” japonês, mas também de um outro estudo recente realizado pelo Centro Médico da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, que concluiu que 8,2 mil passos diários ajudam a pessoa a prevenir o risco de hipertensão, diabetes e várias outras doenças.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais