Ouça a rádio

Compartilhe

Padre celebra missa sem camisa em colchão inflável e é condenado pela arquidiocese

Dom Mattia Bernasconi celebrou a missa nas águas do Mediterrâneo por causa da onda de calor que atinge a península

Padre celebrou a missa no Mar Mediterrâneo

Um padre católico gerou polêmica na Itália por ter celebrado uma missa, no último domingo (24), dentro mar, sem camisa e usando um colchão inflável como altar.

Em um comunicado de imprensa publicado em seu site, a arquidiocese de Crotone, no sul da Itália, onde foi celebrada a missa, condenou o padre. “A celebração eucarística tem uma linguagem particular, é feita com gestos e símbolos que é justo respeitar e valorizar. Não devem ser renunciados com tanta superficialidade”, escreveu. "É necessário manter esse mínimo de decoro e atenção aos símbolos", insistiu a arquidiocese.

Devido à onda de calor que atinge a península e à falta de sombra, Dom Mattia Bernasconi decidiu celebrar a missa nas águas do Mediterrâneo. A celebração religiosa concluía as atividades de um acampamento de jovens voluntários da associação anti-máfia Libera, que administra terras confiscadas da máfia.

O evento inusitado foi filmado e transmitido por diversos meios de comunicação. Nas imagens é possível ver o padre, sem camisa, diante de seu altar improvisado e de um grupo de pessoas em trajes de banho.

Na quarta-feira, Dom Mattia divulgou uma carta enviada à arquidiocese, na qual explica que não queria banalizar a Eucaristia ou manipulá-la para enviar algum tipo de mensagem.

"Foi simplesmente uma missa que concluiu uma semana de trabalho com os jovens que participaram do acampamento", escreveu. "Os símbolos são fortes, é verdade, e são eloquentes (...) Houve uma certa ingenuidade em não lhes dar o devido peso", admitiu.

"Peço humildes desculpas do fundo do meu coração pela confusão causada pelas imagens divulgadas na imprensa", acrescentou o padre.

A promotoria de Crotone abriu uma investigação por "ofensa a uma instituição religiosa".

Por sua parte, um deputado manifestou sua solidariedade ao padre e agradeceu "que leve os valores cristãos até as praias".

© Agence France-Presse

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store