Ouça a rádio

Compartilhe

Aposentado descobre tumor em fase terminal após sentir dor no pé

Homem relatou que sentia uma dor localizada há cinco anos, mas médicos não conseguiram descobrir o que havia de errado

Richard Bernstein começou a sentir dores no pé direito há cerca de cinco anos

Um aposentado dos Estados Unidos recebeu o diagnóstico de um tumor em fase terminal durante uma consulta por uma dor no dedão do pé.

Richard Bernstein começou a sentir dores no pé direito há cerca de cinco anos. O homem de 62 anos acreditava que tinha uma fratura no pé, mas os médicos não conseguiram descobrir o que estava errado.

O diagnóstico veio depois de dois anos de visitas a podólogos e fisioterapeutas, quando a dor subiu para o tornozelo do aposentado e começou a afetar sua mobilidade. Em março deste ano, quando a perna de Bernstein apresentou um inchaço, um exame abdominal revelou o tumor.

O aposentado foi diagnosticado com um grande tumor no rim, além de um trombo tumoral, um coágulo no sangue que já tinha se estendido à veia renal e preenchido a veia cava, responsável por drenar o sangue para o coração. O médico me disse que eu tinha quatro dias de vida", relembrou Bernstein em entrevista ao New York Post.

O doutor Michael Grasso, diretor de urologia do Hospital Phelps, em Nova York explicou que a dor no pé do aposentado tinha relação com o bloqueio de veias causado pelo tumor e pelo trombo.

Duas das principais artérias coronárias de Bernstein estavam 99% bloqueadas e o fígado do aposentado estava falhando porque a doença estava obstruindo sua função.

O paciente precisou passar por uma cirurgia de remoção do tumor, que durou 12 horas. A intervenção contou com a presença de médicos de diferentes especialidades, que removeram o tumor e o trombo e realizaram uma ponte de safena.

Bernstein passou três dias sedado após a cirurgia, mas já anda sozinho e está se recuperando. Com a retirada do tumor, médicos descartaram a necessidade de quimioterapia por enquanto.

"Meu conselho é: se algo está errado e eles não conseguem encontrar, não pare de procurar", disse Bernstein. "Confie em seus instintos sobre seu próprio corpo."

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido