Ouça a rádio

Compartilhe

Illy e Kartell criam cadeira com cápsulas de café recicladas

Projeto foi desenvolvido por dois anos

Projeto de cadeira feita com cápsulas de café foi desenvolvido ao longo de dois anos

As empresas italianas illycaffè e Kartell desenvolveram uma nova cadeira sustentável feita com cápsulas de café, em um produto inédito de design. A Re-Chair, que já tem no nome a vocação para ser um objeto de experimentação sobre reciclagem, nascida da criatividade de Antonio Citterio para a Kartell, é hoje embaixador especial do projeto patrocinado pela illycaffè.

Produzida na cor preta, com as cápsulas de café Iperespresso illy, será a primeira de um percurso que criará ainda outros produtos da coleção. Quando os componentes plásticos da cápsula chegam na linha de produção da illycaffè, eles vão para um processo industrial especial antes de serem preenchidos com café, que consiste em um trabalho de altíssima precisão para criar os pequenos furos que permitem a saída do líquido. O processo de qualidade automatizado, então, descarta qualquer item que apresente problemas nesse processo.

Essas cápsulas, porém, são feitas de plástico de alta qualidade e puderam ser transformadas no material necessário para esse projeto. A Kartell então "regenera" esse material e o transforma em pequenos grânulos que podem ser injetados em novas formas. "Estou feliz com essa parceria com a Kartell, uma empresa com a qual compartilhamos os valores ligados à alta qualidade e à sustentabilidade. Como uma empresa certificada B Corp, aplicamos o modelo regenerativo, que persegue o bem-estar através da circularidade e a regeneração da biosfera através das atividades empresariais. A Re-Chair representa a síntese perfeita de tal modelo", afirmou o presidente da illycaffè, Andrea Illy.

Segundo as empresas, foram necessários quase dois anos de trabalho para chegar a um produto com alto padrão de qualidade e com a mecânica necessária na produção. "A colaboração com a illycaffè não se limita ao simples fornecimento de produto reciclado, mas encarna uma nova modalidade para gerir o processo de economia circular entre duas marcas de excelência. Da qualidade de um produto industrial de amplo consumo nasce uma colaboração que gera beleza e se fundamenta na mesma qualidade", pontua o presidente da Kartell, Claudio Luti.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido