Ouça a rádio

Compartilhe

OCDE aprova roteiro para adesão de Brasil e Peru, mas exclui Argentina

Além de Brasil e Peru, Bulgária, Croácia e Romênia também estão na lista para dar próximos passos para entrada na organização

OCDE anunciou países que vão dar próximos passos para entrada no bloco

O secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, anunciou em entrevista coletiva em Paris a "adoção formal do roteiro para a adesão de Brasil, Bulgária, Croácia, Peru e Romênia", ao final de uma reunião de ministros da organização que reúne as maiores economias do mundo com regimes democráticos.

"Damos calorosas boas-vindas a esses países no início de um processo positivo e transformador. Também mantemos negociações positivas com a Argentina sobre os próximos passos no processo de adesão", acrescentou Cormann, sem fornecer mais detalhes.

A OCDE anunciou em janeiro o início das negociações com esses três países latino-americanos e três europeus com vistas à futura adesão a este clube atualmente com 38 membros. 

O passo seguinte foi a aprovação do roteiro que estabelece o processo e define as condições de adesão. A OCDE realizará exames técnicos em áreas como comércio, investimento, combate à corrupção e mudanças climáticas.

Adesão à OCDE

Quatro países latino-americanos - Chile, Costa Rica, Colômbia e México - já fazem parte da organização fundada em 1961, cujos membros representam cerca de 80% do comércio e dos investimentos mundiais. 

A adesão à OCDE é uma bandeira do ministro da Economia, Paulo Guedes. A aprovação do roteiro ocorre a menos de quatro meses das eleições presidenciais, nas quais o presidente de Jair Bolsonaro busca um novo mandato.

Após o anúncio do início das discussões em janeiro, Guedes considerou que o processo de adesão à OCDE foi "um reconhecimento" de que o Brasil é "um grande país". 

A seu momento, o presidente peruano, o esquerdista Pedro Castillo, também agradeceu por essa decisão e afirmou que seu governo reiterou “seu compromisso com os valores da OCDE em benefício de sua população”.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido