Ouça a rádio

Compartilhe

Após 100 dias de guerra na Ucrânia, Rússia diz que alcançou 'certos resultados'

Declaração foi dada pelo Kremlin nesta sexta-feira (3)

Guerra na Ucrânia completa 100 dias nesta sexta-feira (3)

O Kremlin afirmou nesta sexta-feira (3) ter alcançado "certos" objetivos após 100 dias de ofensiva contra a Ucrânia, depois de libertar "várias localidades", o que permitiu a seus habitantes voltar a "uma vida de paz".

"A respeito da segurança (da população do Donbass) foram adotadas medidas certos resultados começam a ser alcançados", declarou à imprensa o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov.

Ele disse que "muitas localidades foram libertadas das Forças Armadas pró-nazistas da Ucrânia, assim como dos elementos nacionalistas". 

"Este trabalho vai continuar até que todos os objetivos da operação militar especial sejam alcançados", disse Peskov. 

A Rússia iniciou em 24 de fevereiro uma vasta ofensiva contra a Ucrânia, justificada pela necessidade de proteger de um suposto "genocídio" a população de língua russa do Donbass (leste), onde algumas áreas são controladas por separatistas pró-Moscou desde 2014.

Para Moscou, que considera há anos que a política pró-Ocidente de Kiev é uma ameaça, esta é uma operação para "desnazificar" o governo ucraniano. 

O cerco russo de Kiev, no entanto, fracassou e o exército russo se concentra atualmente no Donbass, onde a Rússia voltou a encontrar problemas em seu avanço, apesar dos combates violentos das últimas semanas. 

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido