Ouça a rádio

Compartilhe

Vale lança Tour Virtual por barragens; saiba como acessar

Quer conhecer uma barragem de perto e saber como é realizado o trabalho de descaracterização e monitoramento? Agora você pode fazer isso sem sair de casa.

Tour Virtual por barragens

Desde 2020 a Vale iniciou o processo de eliminação de barragens a montante, e vem atuando para que todo o trabalho seja feito de maneira segura para as equipes que atuam no local e também para as comunidades próximas dessas estruturas.

Quem acompanha as notícias sobre barragens, agora pode ver uma estrutura mais de perto e entender como é feita a segurança nestes locais.

Foi lançado o Tour Virtual Vale, experiência interativa que permite a visita guiada, com visão 360º, das barragens de rejeitos, ativas e descaracterizadas (eliminadas), dos equipamentos instalados nas estruturas, além do Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG), que monitora as barragens 24 horas, 7 dias por semana.

Com essa novidade, o visitante tem a oportunidade de ver, remotamente, como funcionam as barragens e as tecnologias de ponta utilizadas nas estruturas, como equipamentos não tripulados, sondagem remota, radares e sistemas de acesso seguro.

Bruno Dinali, coordenador do CMG Sul, explica como é o trabalho da equipe de monitoramento: “A Vale monitora suas barragens com as melhores tecnologias. Os dados dos equipamentos instalados são acompanhados pela equipe técnica do Centro de Monitoramento Geotécnico. Sobre algumas das ações para garantir a segurança, além dos instrumentos instalados com foco no acompanhamento, também implementamos tecnologias de detecção de rupturas das estruturas de barragens, ligadas diretamente a um sistema automático de sirenes. A Vale também cuida de forma ativa para garantir a estabilidade de suas estruturas, realizando inspeções frequentes, estudos técnicos e obras de reforço em caso de necessidade. Estamos fazendo o que precisa ser feito para minimizar os impactos para as pessoas e ao meio ambiente”, completa Bruno.

Além do tour virtual, a Vale também preparou uma página informativa para responder às principais dúvidas sobre barragens. É possível saber, por exemplo, quantas estruturas existem no país e a localização de cada uma delas. Para saber mais, basta acessar www.vale.com/barragens.

Quer conhecer a visita virtual com visão 360º? Acesse em www.visiteavale.com.br (Seção Minas Gerais).

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido