Ouça a rádio

Compartilhe

Rede SESI de Virtudes promove conhecimento e cidadania desde a infância

Projeto pedagógico que busca formar cidadãos mais conscientes para a sociedade, conquista prêmio nacional

Rede SESI de Virtudes promove conhecimento e cidadania desde a infância

Quem tem aprendizado de virtudes na infância, tem futuro. Com este lema, as Escolas SESI vêm desenvolvendo um reconhecido e premiado projeto pedagógico, que tem o objetivo de formar cidadãos mais conscientes para a sociedade e o mercado de trabalho. É a Rede SESI de Virtudes, um programa para prevenção do bullying, por meio da interiorização de valores pelos alunos das escolas.

 

A idéia parte do princípio de que educar não é somente transmitir os conhecimentos que foram acumulados pela sociedade ao longo dos anos, mas é principalmente preparar os indivíduos para a vida, tornando-os mais conscientes, autônomos e aptos para o convívio social e para trabalhar em favor de uma sociedade melhor.

 

O programa leva à reflexão e à prática do bem para o dia a dia das escolas. Assim, além das disciplinas da grade curricular, como matemática, física, história ou português, o aluno também aprende solidariedade, respeito, paciência... enfim, valores e virtudes!

 

O projeto

 

Para envolver os alunos nesta Rede de Virtudes, foram criados 14 personagens inspirados na série Pokémon. E cada personagem representa uma virtude: paciência, respeito, solidariedade, perseverança, justiça, honestidade, compaixão, gratidão, generosidade, tolerância, gentileza, lealdade, humildade e responsabilidade online. Estilizados na linguagem dos mangás e animes (histórias em quadrinhos e desenhos animados japoneses), os personagens se aproximam do universo infanto-juvenil e são inseridos no convívio escolar por meio de dinâmicas de reflexões coletivas.

 

Reconhecimento nacional

 

Além de conquistar os alunos com este criativo e divertido programa pela cidadania, o projeto conquistou também o reconhecimento nacional. Representado pela Escola SESI Barbacena, o projeto Rede SESI de Virtudes levou o ouro no Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade. A premiação busca incentivar e reconhecer atitudes generosas e solidárias, com participação de escolas de todo o Brasil. Foram 3 mil escolas concorrentes, todas trabalhando dentro dos princípios da cidadania, generosidade, gentileza, diversidade, respeito, sustentabilidade e solidariedade.

 

Em Barbacena, a Rede SESI de Virtudes promoveu entre os alunos várias iniciativas solidárias, como o combate ao bullying, arrecadação e doação de produtos de limpeza para famílias carentes de pacientes oncológicos e ações de gentileza com profissionais da saúde na pandemia da Covid-19.

 

Orgulhoso e realizado com o resultado, o diretor da Escola SESI Barbacena, César Alexandre Ferreira, destaca que o prêmio traz visibilidade para a escola e mostra que todos estão trabalhando cada vez mais no caminho certo, para que os alunos sejam cidadãos comprometidos com a sociedade.

 

Para conhecer mais sobre a Rede SESI de Virtudes e se inspirar neste projeto transformador, clique aqui (https://www7.fiemg.com.br/sesi/produto/rede-sesi-de-virtudes)

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido