Ouça a rádio

Compartilhe

Vai emprestar o celular? Aprenda a usar os recursos de privacidade

Com tantos dados pessoais no aparelho, é melhor protegê-los

É possível proteger seus dados para emprestar o celular

Emprestar o celular é uma situação pouco confortável. Afinal, o aparelho guarda praticamente todas as nossas informações pessoais — e até confidenciais. Na terça-feira (14), uma mulher de Delta, no Triângulo Mineiro, foi à polícia para relatar que suspeita que um vizinho espalhou fotos e vídeos íntimos seus depois que ela emprestou o dispositivo a ele.

Para não correr esse risco se precisar emprestar o aparelho, é possível alterar algumas configurações no celular para que seus dados não fiquem expostos. Assim, dá para ficar mais tranquilo ao ceder o dispositivo para alguém. 

O "Segundo Espaço" do Android, por exemplo, esconde fotos, vídeos, arquivos, aplicativos e demais informações importantes. Quando a função é ativada, ela permite navegar na internet, fazer ligações e outras atividades, mas impede o acesso a informações privadas (que ficam no Espaço Principal). 

No iOS, não há essa opção, mas é possível ativar o modo guiado, que limita o uso do dispositivo a um único app e permite o controle dos recursos disponíveis. É útil, por exemplo, para garantir que crianças usem o aparelho apenas para um joguinho e não possam navegar na internet sem supervisão.

Como habilitar

No Android (com um Xiaomi Note 9S, com Android 10 e MIUI 12)

  • Vá a Configurações.

  • Selecione Recursos Especiais.

  • Escolha Segundo Espaço.

  • O sistema criará uma área separada, que pode ser usada por convidados. É possível, inclusive, já deixar um ícone na área de trabalho para fácil acesso — caso o aparelho seja compartilhado com frequência.

É possível que esses passos mudem de acordo com a versão do Android ou com a interface usada pelo fabricante do seu aparelho. Se tiver dúvidas, pesquise no manual de uso do dispositivo.

No iOS

  • Vá a Ajustes > Acessibilidade > Acesso guiado.

  • Ative o Acesso guiado.

  • Depois, escolha Ajustes de código > Definir código de acesso guiado (aqui deve ser criada uma senha numérica de seis dígitos ou o Face ID ou o Touch ID para acesso a essa área). 

  • Para iniciar a sessão de acesso guiado, abra o app que deseja e aperte três vezes o botão lateral (iPhones com botão físico, é preciso apertá-lo três vezes).

  • Na tela do app aberto, será exibida a opção "Acesso Guiado" no destaque "Atalhos de Acessibilidade".

  • Além disso, é possível determinar que partes da tela não respondam ao toque: basta circulá-las com o dedo, movê-las ou redimensioná-las. Depois, é só tocar em Iniciar.

Para encerrar uma sessão de Acesso Guiado, aperte três vezes o botão Iniciar ou o lateral, insira o código e toque em Sair. Se tiver ativado o Touch ID ou o Face ID, clique duas vezes no botão Iniciar ou no lateral.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido