Ouça a rádio

Compartilhe

Preserve a bateria do celular com estas 10 dicas

O envelhecimento do componente é natural, mas alguns comportamentos podem ajudar a mantê-lo saudável por mais tempo

Alguns comportamentos podem ajudar a evitar o desgaste da bateria do celular

As baterias dos celulares envelhecem naturalmente com o tempo e sua eficiência energética acaba comprometida: por isso, elas passam a descarregar muito rápido. As opções de lítio são melhores, mas ainda têm limitações. 

Lembre-se que, quanto mais a bateria é projetada para uma determinada quantidade de ciclos de carga: ou seja, quanto mais ela é carregada, mais rápido é seu desgaste. Por isso, vale aplicar algumas técnicas para retardar esse processo. Acompanhe!

1. Utilize carregadores originais

O carregador original, fornecido pelo fabricante, é feito sob medida para o aparelho. Por isso, o ideal é usar apenas ele: os de outras marcas, mesmo que tenham o mesmo conector, podem não oferecer as especificações ideais para o modelo.

2. Não use carregadores de tablets

Em geral, os tablets recebem corrente de 2A durante o carregamento, enquanto os smartphones são carregados com 1,8A. A corrente de 2A acelera o processo de carga, mas pode danificar a bateria do celular.

3. Não deixe a bateria descarregar totalmente

Procure carregar o dispositivo enquanto ele ainda tiver cerca de 20% de energia na bateria. Alguns modelos desligam automaticamente antes de o nível chegar à reserva para preservar o componente.

4. Procure ter um carregador portátil à mão

Os carregadores portáteis, os cabos USB e os carregadores de carro são úteis para evitar que a bateria do aparelho descarregue totalmente — o que contribui para a preservação do componente.

5. Desative notificações automáticas

Além de economizar energia, a desabilitação das notificações automáticas preserva a bateria. Isso porque o aparelho não busca novas notificações nem liga a tela do aparelho constantemente.

6. Evite fundos de tela animados

As animações mantêm o smartphone mais ativo, consomem mais energia e desgastam mais a bateria.

7. Diminua o brilho da tela

Quanto maior a luminosidade da tela, maior o gasto de energia e o desgaste da bateria. O ideal é optar pelo brilho automático, que ajusta a emissão de luz de acordo com a necessidade.

8. Desative funções que não estiverem em uso

Sempre que não for usar Wi-Fi, bluetooth e GPS, mantenha-os desativados. Eles consomem muita energia e aceleram o envelhecimento da bateria.

9. Use o modo avião em locais sem sinal

A busca por cobertura de internet consome muita energia. Por isso, quando estiver em um lugar sem sinal, prefira a opção modo avião ou offline.

10. Evite grande variação de temperatura

Enquanto o calor faz a bateria descarregar rapidamente, o frio tende a danificá-la. 

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido